Dupla é apreendida após praticar pichação no Restaurante Popular
Crime ocorreu durante a tarde do último sábado (23), na região central de Ponta Grossa
Publicado: 24/09/2023, 10:21
Duas pessoas foram apreendidas durante a tarde do último sábado (23) por praticar ‘pichações’ na parte inferior do Restaurante Popular de Ponta Grossa, região central da cidade. Segundo o relato oficial emitido pela Guarda Municipal (GM), um homem foi preso e uma adolescente foi apreendida. Os dois foram encaminhados para a 13ª Subdivisão Policial (SDP) para as devidas providências.
As informações encaminhadas ao Jornal da Manhã e Portal aRede apontam que a central da GM recebeu uma denúncia anônima sobre o caso. Os suspeitos foram encontrados na rua Ermelino de Leão, próximo ao local da ocorrência. Com o homem, foi encontrado um pincel atômico com tinta preta. Ele teria afirmado que realizou uma pichação.
Já com a adolescente, a GM encontrou três pinceis nas cores preta, vermelha e azul. Ela negou ter participado das pichações. Dentro da bolsa da jovem, também foram encontrados dois simulacros de pistola. Ela recusou se pronunciar sobre o motivo de estar carregando os pertences. Outros suspeitos também foram abordados, mas não portavam nenhum material.
Pichação ou Grafite?
Tanto a pichação quanto o grafite são pinturas feitas em muros, imóveis ou monumentos públicos e privados. Essa é a principal semelhança entre eles e o grande motivo da confusão entre os dois. (Clique aqui e leia mais).
O que difere essas duas práticas, contudo, são as formas das pinturas. A pichação, geralmente, é feita em tinta preta e contém símbolos ou dizeres. O grafite, por sua vez, se refere a desenhos.
Enquanto pintura, constituída a partir de diferentes formas e cores, o grafite tem valor estético e, por isso, é considerado como uma expressão artística contemporânea, sendo bem aceito na sociedade.
O picho, ao contrário disso, é entendido como uma degradação da paisagem urbana, considerado uma expressão sem valor artístico, de modo que se enquadra como um ataque ao patrimônio e, portanto, crime.