Câmara de PG derruba veto da prefeita sobre isenções do IPTU | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG derruba veto da prefeita sobre isenções do IPTU

Com o veto, pessoas e entidades que possuem direito a isenção do imposto poderão pedi-la de forma retroativa, referente aos últimos cinco anos, pelo prazo de 90 dias

Veto foi derrubado por 12 vereadores que estavam na sessão
Veto foi derrubado por 12 vereadores que estavam na sessão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os vereadores de Ponta Grossa derrubaram nesta quarta-feira (20) o veto da prefeita Elizabeth Schimdt (PSD) e irão reabrir, por 90 dias, o prazo para que pessoas e entidades que possuem direito a isenção do Imposto Territorial Predial e Urbano (IPTU) em seus imóveis possam solicitar esse direito junto a Prefeitura Municipal. O projeto de lei do vereador Izaías Salustiano (PSB) foi aprovado pelo Legislativo e prevê que o pedido de isenção compreende o período dos últimos cinco anos, inclusive de forma retroativa.

“Não podemos virar as costas para igrejas, instituições e clubes que prestam um grande serviço para a comunidade, principalmente no período de pandemia. É um direito deles e que o projeto colocado aqui nesta casa dá a possibilidade para possam buscá-lo”, ressalta o vereador Professor Careca (PSB).

Pelo lado do governo, o líder Julio Kuller (MDB) disse que o município não é contra a proposta, mas que o projeto deveria vir do próprio Executivo. “O município está disposto a debater, receber os vereadores para falar sobre o assunto e, após isso, o Executivo enviar uma pauta desta natureza. Agora da forma como está o projeto é inconstitucional e a Prefeitura vai à Justiça caso o veto seja derrubado”, antecipou o medebista.

CRÍTICAS

Os vereadores também não pouparam críticas ao parecer enviado para justificar o veto ao projeto, assinado pela prefeita e enviado à Câmara no início do mês. “O parecer jurídico da prefeitura evoca a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas, com todo o respeito aos profissionais que lá atuam, o que nos parece é que está lei só é evocada quando convém ao Executivo”, critica o presidente Filipe Chociai (também do PSD).

“Já analisamos e votamos projetos reabrindo prazo e inclusive concedendo anistias na questão tributária, o que mostra que não há nada de inconstitucional”, destacou o autor do projeto de lei.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE