Lideranças destacam importância da 'Transforma Agro' para PG | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças destacam importância da 'Transforma Agro' para PG

Autoridades que participaram da abertura do evento nesta terça, no Centro de Eventos, ressaltaram momento de transformação que vive o agronegócio na região; feira segue até domingo

Abertura reuniu centenas de pessoas no pavilhão do Centro de Eventos
Abertura reuniu centenas de pessoas no pavilhão do Centro de Eventos -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lideranças municipais e estaduais marcaram presença, na manhã desta terça-feira (19), na abertura da 1ª Transforma Agro Paraná, feira que apresenta as inovações do agronegócio no Estado e especialmente na região dos Campos Gerais. O evento que marcou o início das atividades da feira em Ponta Grossa foi realizado na ‘Arena Transforma Agro’, montada no pavilhão do Centro de Eventos – espaço recebe a Transforma Agro juntamente com o Centro Agropecuário.

A feira, que conta com mais de 200 expositores e terá, além da apresentação de produtos, serviços e de entidades públicas e privadas, 80 encontros entre palestras, workshops e um ‘hackaton’. “Queremos auxiliar e apoiar essa transformação que vive o agronegócio, integrando as pessoas e entidades que atuam no setor e sempre buscam se qualificar, trazendo novas ideias e prospecções”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

Com a expectativa da geração de mais de 1000 empregos entre vagas diretas e indiretas, a feira conta, além dos eventos técnicos, com atrações para a comunidade: um parque de diversões foi instalado no Centro de Eventos, além das diversas opções na praça de alimentação, apresentações e também a venda de artesanatos locais e produtos de agricultura familiar. “Um dos nossos objetivos é aproximar ainda mais a população do meio rural e mostrar a importância dele para a nossa economia”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Bruno Costa.

Em seu discurso na abertura da Transforma Agro, Costa também falou sobre o foco das ações que serão realizadas ao longo da feira. “A Transforma Agro nasceu com vários objetivos, mas o principal deles é acelerar o desenvolvimento do agronegócio em Ponta Grossa e na região de forma sustentável e inovadora”, reforça o titular da secretaria que foi responsável pela organização do evento.

CONECTIVIDADE NO CAMPO

Secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) também falou sobre um dos assuntos que deve ser debatido ao longo da feira. “Eu não tenho dúvidas de que vamos falar muito sobre conectividade no campo. Antigamente, os produtores tinham como prioridade buscar água e energia elétrica para suas atividades, algo que foi conquistado pelo apoio e os investimentos do Governo do Estado.  Hoje, o grande debate e estudos realizados pelas cooperativas pelo setor em geral está em levar internet para as propriedades rurais”, destaca Rangel.

“Temos uma meta dentro do governo Ratinho Junior que é investir todos os esforços possíveis para ampliar essa cobertura e levar a internet para o campo”, afirma o deputado estadual, que ainda lembrou que mesmo em países como os Estados Unidos a internet só chega, no máximo, a metade dos produtores que estão no campo.

INOVAÇÃO

Feira substitui a Efapi no calendário local

A Transforma Agro Paraná entra no calendário de eventos de Ponta Grossa no lugar da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), feira realizada por mais de 40 edições desde a década de 1980. Em 2019, por exemplo, o tradicional evento já havia passado por uma grande mudança: foi realizada em conjunto com a Feira Paraná, evento itinerante que era organizado pelo Governo do Estado e levava aos municípios serviços e ações ligadas ao setor público.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE