Câmara aprova projeto para semáforos em sinal amarelo na madrugada
Vereadores de Ponta Grossa aprovaram a proposta em primeira discussão nesta segunda; medida valeria de segunda a sexta, da meia-noite até às 5 horas da manhã
Publicado: 18/09/2023, 17:20
Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram, com 18 votos favoráveis, o projeto de lei que prevê o funcionamento de semáforos em condição de atenção (sinal amarelo intermitente) da meia-noite até às 5 horas da manhã no município. Segundo a proposta aprovada em primeira discussão pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (18), o funcionamento diferenciado valeria, de segunda a sexta-feira, para todos os semáforos que possuam o dispositivo que fiscaliza o avanço de sinal na cidade.
“É importante ressaltar que o sinal amarelo intermitente não desobriga o motorista a respeitar a sinalização e, acima de tudo, os limites de velocidade”, explica o vereador Pastor Ezequiel Bueno (Avante), autor da proposta. Questionado por outros parlamentares sobre a abrangência da lei, Ezequiel ressaltou que, apesar do projeto valer para todos os semáforos com o radar de avanço de sinal, a implantação da medida passaria por estudos do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal.
Além da mudança no funcionamento dos semáforos, o projeto 283/2023 também prevê que sejam instaladas placas indicando a aproximação de 100 e 50 metros do equipamento de fiscalização. A proposta deve ser votada novamente nesta quarta-feira (20) e, em caso de nova aprovação, seguirá para sanção ou veto da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
MULTAS
Por conta da tramitação do projeto, a Prefeitura Municipal divulgou, também nesta segunda, números sobre as infrações de avanço de sinal nos 11 cruzamentos que contam com esta fiscalização nas regiões da Nova Rússia, Uvaranas e no Centro de Ponta Grossa: só em 2023, segundo o município, pouco mais de 12 mil multas foram aplicadas por este tipo de infração. O valor da multa por furar o sinal vermelho é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, conforme descrito no Artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e é considerada uma infração gravíssima.