Grupo aRede produz Revista Especial 200 anos de PG | aRede
PUBLICIDADE

Grupo aRede produz Revista Especial 200 anos de PG

Publicação histórica, com 200 páginas, circula nesta sexta-feira (15), com a edição impressa do Jornal da Manhã

A prefeita Elizabeth Schmidt com o diretor do Grupo aRede jornalista Eloir Rodrigues
A prefeita Elizabeth Schmidt com o diretor do Grupo aRede jornalista Eloir Rodrigues -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Jornal da Manhã publica nesta sexta-feira (15), aniversário de Ponta Grossa, a Revista PG Competitiva especial 200 anos. A publicação, que está encartada no periódico, conta como surgiu a bicentenária, relata os principais fatos do presente e traz uma perspectiva de futuro do município.

A edição é composta por 200 páginas (em alusão ao bicentenário), em impressão colorida, com fotos que retratam a cidade antes mesmo dela ser elevada à freguesia, em 15 de setembro de 1823. Entre as fotografias, uma é exclusiva e está de posse de Cleon Briand Rolim Correia, que mostra a colina, o ponto mais alto de Ponta Grossa, onde a Catedral foi construída.

Os textos sobre o passado foram escritos com base nos depoimentos de historiadores renomados em Ponta Grossa, a exemplo dos professores Niltonci Batista Chaves e Márcia Dropa, Várias outras fontes foram consultadas, sendo cada uma com conhecimento específico em cultura, esportes, política, educação, economia. A publicação envolveu, ainda, um trabalho de pesquisa a livros, jornais de época, museus, Casa da Memória, institutos de pesquisas e sites.

Para falar sobre o atual momento de Ponta Grossa, foram ouvidos de pesquisadores a autoridades como o Governador Ratinho Jr, que posiciona a cidade entre as mais importantes do Estado, política e economicamente. Já a prefeita Elizabeth Schimidt retrata como está o desenvolvimento municipal e aponta vertentes a serem atingidas.

Na área da Cultura, o secretário municipal de Cultura, Alberto Schramm Portugal traça um panorama envolvendo o passado e o presente, ressaltando, inclusive, o interesse dos jovens pela preservação histórica.

A presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Giorgia Bin Bochenek  fala da importância de uma cidade bem posicionada economicamente.

E como passado, presente e futuro se misturam, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, lembra como a instituição foi criada, por meio de faculdades, a posição que ela ocupa hoje, sendo uma das mais importantes formadoras intelectuais e de mão de obra no País.

O reitor fala também sobre os planos para a UEPG, antecipando como a instituição de ensino planeja estar posicionada nas próximas décadas com os investimentos que estão sendo realizados agora, inclusive, com a universidade ampliando a oferta de cursos já a partir de 2024.

O futuro de Ponta Grossa também está no Masterplan, um estudo encomendado pela Acipg para preparar a cidade para os próximos 20 anos. Os primeiros dados deste levantamento foram divulgados em agosto de 2023 e já trazem informações importantes sobre a economia local.

Revista destaca empresas e entidades protagonistas na cidade

A Revista PG Competitiva Especial 200 anos destaca as empresas e entidades protagonistas em Ponta Grossa, ressaltando como elas se posicionaram, cada um em seu setor, na cidade, com suas importantes contribuições.

O diretor do Gupo aRede, Eloir Rodrigues, explica que a edição especial da revista-anuário Ponta Grossa Competitiva de 2023 é um presente para a cidade e, que certamente, será utilizada como fonte de estudos e pesquisas no futuro. "A PG Competitiva é um importante referencial histórico sobre a trajetória do município ao longo destes 200 anos sob diversos aspectos, valorizando a força da população no desenvolvimento e protagonismo da cidade no Parana", diz.

A edição de aniversário foi escrita pela jornalista Luciana R. Brick e tem Mário Martins, como gerente de Conteúdo do Jornal da Manhã. A arte e diagramação é do profissional Geverson Dalzotto Cunha.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE