JM integra objetos históricos em cápsula do tempo de Ponta Grossa
Confira fotos de materiais que ficaram 50 anos dentro de uma cápsula do tempo; evento celebra 200 anos da cidade
Publicado: 08/09/2023, 12:24
Dia histórico para Ponta Grossa. Prestes a completar 200 anos de existência, foi aberta nesta sexta-feira (8) a cápsula do tempo do município. O objeto foi ‘instalado’ em 1973, na Praça Marechal Floriano Peixoto, quando a cidade completou 150 anos de existência. Confira abaixo alguns objetos que foram retirados da cápsula, incluindo uma versão impressa do Jornal da Manhã:
GALERIA DE FOTOS
Como é possível visualizar na imagem acima, o Jornal da Manhã destacou os 150 anos de Ponta Grossa. Além disso, a equipe de jornalismo já destacava a expansão industrial da cidade, algo que se concretiza em 2023 com o município sendo polo de grandes investimentos industriais. Outros jornais também ganharam espaço na cápsula do tempo.
Ainda durante a solenidade de abertura da cápsula, cartas, fotos e memórias foram preservadas durante os últimos 50 anos. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), leu alguns depoimentos e também se emocionou com o momento histórico da cidade – em 15 de setembro, a ‘Princesa dos Campos Gerais’ completa 200 anos de existência.
Cerimônia
A cápsula do tempo estava acoplada no Monumento Sesquicentenário, na Praça Marechal Floriano Peixoto. Num primeiro momento, uma equipe da Casa da Memória fez a retirada de todo o material – por serem objetos sensíveis, um trabalho especial foi necessário. Várias autoridades e lideranças políticas estiveram no local para prestigiar o momento.
Na sequência, ainda na manhã desta sexta-feira (8), a cápsula foi encaminhada ao Centro de Música, onde toda a imprensa pode acompanhar a retirada dos materiais de dentro da cápsula do tempo. A equipe de jornalismo do Portal aRede e do Jornal da Manhã esteve no local acompanhando toda a cerimônia – clique aqui e assista a transmissão ao vivo.
Exposição
Todo o conteúdo da cápsula do tempo, que teve a colaboração de autoridades e de estudantes daquela época, será direcionado ao Museu Municipal Aristides Spósito – ele funcionará na Mansão Vila Hilda, no Centro de Ponta Grossa. Portanto, a partir da próxima semana, em 12 de setembro, os ponta-grossenses poderão visualizar todos os objetos históricos da cidade.
A solenidade aconteceu em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, com a promoção da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), junto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Com a celebração do bicentenário da cidade, outros eventos estão programados para este mês de setembro – confira a notícia publicada aqui.