Vendas no comércio de Ponta Grossa têm alta de 3,49% | aRede
PUBLICIDADE

Vendas no comércio de Ponta Grossa têm alta de 3,49%

Varejo paranaense tem crescimento de 1,26% no primeiro semestre do ano

Varejo paranaense tem crescimento de 1,26% no primeiro semestre do ano
Varejo paranaense tem crescimento de 1,26% no primeiro semestre do ano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O varejo paranaense concluiu o primeiro semestre com crescimento de 1,26% segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

O Sudoeste foi a região com maior crescimento nas vendas do primeiro semestre, com ampliação de 6,53%. Curitiba e Região Metropolitana tiveram aumento de 4,12% no acumulado de janeiro a junho. Na sequência ficou o comércio de Ponta Grossa, com 3,49%, e Maringá, com 1,55%. As regiões Oeste e Londrina foram as únicas com redução nas vendas, com baixas de 1,97% e 4,22%, respectivamente.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os setores que mais se sobressaíram foram concessionárias de veículos, com alta de 7,72%; autopeças, com 4,95%, e supermercados, com elevação de 3,75%. Também apresentaram aumento nas vendas os ramos de óticas, cine-foto-som (2,58%), móveis, decorações e utilidades domésticas (2,48%), combustíveis (1,77%) e as lojas de departamentos (0,17%).

Alguns setores, porém, registraram perdas no decorrer do 1º semestre, entre eles, farmácias (-7,75%), materiais de construção (-6,25%) e vestuário e tecidos (-6,04%). Na variação mensal, de maio para junho, o faturamento do comércio paranaense aumentou 1,64%, com destaque para as concessionárias de veículos, que tiveram alta de 17,75% nas vendas naquele mês. Já na variação anual, os dados apontam elevação de 5,12%, com o comércio de veículos em evidência novamente, contabilizando crescimento de 23,5%.

EXPECTATIVAS

Ponta Grossa promove projetos culturais em comemoração ao seu bicentenário, incluindo eventos diversos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). As atividades abrangem todas as idades, apresentando uma programação que inclui shows, concertos e apresentações culturais. Além de promover a cultura e o envolvimento da comunidade, as atividades geram estimulo para o desenvolvimento econômico local.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas PG), José Carlos Loureiro Neto, observa com otimismo o impacto dessas atrações na economia da cidade. Segundo ele, as atividades noturnas proporcionam aumento na circulação de pessoas e torna-se um atrativo para visitantes de outras cidades. O que geralmente é ao contrário no mês de setembro. “As pessoas aproveitam os dois feriados do mês para viajar, a expectativa é positiva devido às comemorações dos 200 anos”, disse Loureiro. 

Contratações devem aumentar

O presidente do sindicato também destacou que setembro é o mês em que os empresários começam a selecionar currículos para contratações temporárias visando o período de dezembro, com um ciclo de três meses de seleção. Janeiro é um mês-chave para decidir quem permanece na equipe. Os eventos dos 200 anos de Ponta Grossa, de acordo com José Loureiro, irão aumentar a contratação temporárias do mês. A expectativa é de que a economia do comércio circule positivamente e gere mais oportunidades de empregos no setor.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE