Visita da FMS na Câmara tem homenagens e polêmica em PG | aRede
PUBLICIDADE

Visita da FMS na Câmara tem homenagens e polêmica em PG

Servidores da Saúde, liderados pela secretária Juliane Dorosxi, receberam moção de aplauso no Legislativo nesta segunda; por outro lado, membro do Conselho de Saúde fez denúncias sobre condições de UBSs

Integrantes da Fundação receberam uma moção de aplauso do Legislativo
Integrantes da Fundação receberam uma moção de aplauso do Legislativo -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A semana de trabalhos na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) começou com uma homenagem e a entrega de moções de aplauso para servidores da Saúde em Ponta Grossa, em especial a presidente da Fundação Municipal de Saúde Juliane Dorosxi Stefanczak. Porém, para além das honrarias concedidas nesta segunda-feira (4), uma polêmica envolvendo supostas denúncias de más condições em Unidades Básicas de Saúde (UBS) acabou acirrando o debate entre os vereadores em meio as homenagens.

Além dos servidores homenageados, dezenas de funcionários da FMS lotaram as galerias da Câmara para prestigiar os ‘aplaudidos’. “Muitos desacreditaram do trabalho que seria realizado pela Juliane na Fundação, não só nós vereadores como também pessoas do próprio Poder Público. Hoje, temos que reconhecer com muito orgulho os avanços conquistados no atendimento à população”, destacou o vereador Daniel Milla (PSD), vice-presidente do Legislativo na cidade e que presidiu a sessão deste início de semana.

Quem fez coro aos elogios de Milla foi Paulo Balansin, também do PSD. “É uma equipe e uma secretária que está na hora certa e no lugar certo. Não só nós vereadores como a população em geral estamos sendo bem atendidos em todas as situações, a Juliane é uma mulher determinada”, destacou. “Sabemos que temos muito a avançar e que a nossa saúde passa por uma transformação radical, transformação que era necessária especialmente na atenção primária. Quero agradecer por esta homenagem e também o carinho e a atenção de todos”, disse Dorosxi.

POLÊMICA

Mas a passagem da secretária e de boa parte da direção da FMS acabou gerando uma polêmica entre os parlamentares, questão levantada pela vereadora Joce Canto (PSC): ela pediu que um representante do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Pereira dos Santos, fizesse uso da palavra para falar sobre ações recentes do órgão. Inicialmente, o pedido que foi feito para utilização da Tribuna Livre foi negado, mas na sequência a palavra foi cedida de forma individual ao conselheiro.

Na fala, Pereira trouxe uma série de denúncias sobre más condições de estrutura em Unidades Básicas de Saúde (UBS) que teriam sido apuradas em fiscalizações do Conselho. “Precisamos prestar contas do nosso trabalho, e tudo que citamos está documentado e é uma obrigação nossa de verificar”, disse o conselheiro, que é presidente da comissão de atenção básica e fiscalização.

SURPRESA

Representante da FMS rebate acusações

A pedido do líder do governo Julio Küller (MDB), a representante da Fundação no Conselho, Priscila Degraf, destacou que foi surpreendida pela ação pois as situações levantadas pelo conselheiro não foram levadas ao órgão para apreciação e avaliação da própria FMS; a apresentação, segundo ela, era importante para que as situações pudessem ser avaliadas e devidamente ajustadas. Além disso, o presidente Daniel Milla (PSD) pediu para que o relatório de Luiz dos Santos seja compartilhado com a Casa de Leis.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE