PG destinará R$ 30 milhões para obras estruturantes
Em live exclusiva para o Portal aRede, o secretário Eduardo Marques falou que Programa Asfalto Novo irá privilegiar as ruas com maior fluxo e movimentação de veículos
Publicado: 23/08/2023, 20:45
Quem passa pelo centro de Ponta Grossa, principalmente perto da região de Oficinas, está acompanhando obras de pavimentação que vêm causando lentidão no trânsito da cidade. As obras estão acontecendo nas ruas Balduíno Taques, Emílio de Menezes e Visconde de Mauá. Em uma live exclusiva para o Portal aRede, o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Eduardo Marques, falou sobre as previsões para término das obras e futuros investimentos.
Confira a live completa clicando aqui.
De acordo com Eduardo Marques, a pavimentação da Rua Balduíno Taques será concluída antes do previsto. “A gente já esperava, em nossa programação, finalizar até o fim de agosto, mas conseguimos adiantar bastante o trabalho", comentou. Sobre a pintura da sinalização da via, o secretário afirmou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento pretende iniciar a partir de terça-feira (29), no período noturno.
A obra mais recente que está afetando o trânsito da cidade é na Emílio de Menezes. A expectativa é que a colocação da capa asfáltica comece a partir de quinta-feira (24), com os trabalhos previstos para acabar em até 20 dias. Com isso, a 'Visconde de Mauá' está com o fluxo de trânsito em mão dupla.
Saiba mais sobre a situação da rua Visconde de Mauá pelo Portal aRede clicando aqui.
Investimento
O secretário Eduardo Marques informou exclusivamente ao Portal aRede que a Prefeitura de Ponta Grossa anunciará um investimento de R$ 30 milhões para pavimentar 25 km de ruas. A seleção dos locais considera o fluxo de veículos e a condição das vias. "A aplicação de recursos será destinada àquelas vias de alto fluxo de veículos e que apresentam problemas acentuados. A manutenção diária realizada por nossas equipes já não é mais suficiente para preservar o perfeito estado dessas vias", ressaltou Eduardo Marques.
Esse aporte financeiro substancial integra o Programa Asfalto Novo PG, que opera em duas vertentes essenciais: "o asfaltamento de ruas sem pavimentação, seja de terra ou cascalho, e a manutenção das vias já asfaltadas, mas que necessitam de reparos", esclareceu o secretário.
"Posso assegurar que serão priorizadas as ruas com maior fluxo de veículos, aquelas que apresentam problemas mais acentuados e cuja manutenção diária por parte de nossas equipes já não é suficiente para manter as vias em perfeito estado", complementou Eduardo Marques. Esse investimento visa promover o desenvolvimento sustentável e aprimorar a infraestrutura urbana em Ponta Grossa.
Esse investimento faz parte do Programa Asfalto Novo PG, que opera em duas frentes. “O programa Asfalto Novo nos bairros é gerenciado pela Secretaria de Infraestrutura, para atingir a pavimentação completa em toda a cidade", acrescentou Eduardo Marques.
Outros projetos
Nas redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, anunciou o Programa Asfalto Novo no bairro de Olarias. As obras incluem intervenções de macrodrenagem no Arroio Capote e melhorias em algumas travessias, visando aprimorar a qualidade de vida dos moradores próximos ao arroio. As obras estão programadas para começar em 11 de setembro. Confira o anúncio: