Professores da UEPG paralisam atividades docentes nesta terça
A mobilização acontece em todas as seções sindicais do estado e também com ato em Curitiba
Publicado: 21/08/2023, 17:33
Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) paralisam as atividades nesta terça-feira (22), em defesa da aprovação imediata da alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A suspensão foi aprovada por unanimidade em todas as seções sindicais do estado nas assembleias promovidas na última semana. O Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg) organiza agenda em Ponta Grossa com panfletagem na entrada dos dois campi da universidade e também painéis temáticos sobre a política docente.
Além disso, o Sinduepg participa do ato coletivo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) em Curitiba, com representantes das outras seis universidades estaduais.
A mobilização tem como objetivo conscientizar e alertar os docentes sobre a situação do PCCS. O documento, que prevê a reestruturação das carreiras dos professores de ensino superior público, é uma forma de garantir a recomposição salarial integral aos servidores, que já acumula perda de 42%. A agilidade na tramitação do plano foi promessa do governo e resultou na suspensão da greve nas sete universidades estaduais em junho.
Agenda da paralisação
Às 7h30, o Sinduepg realiza panfletagem informativa sobre o Plano de Carreiras. O ato será na entrada do Campus Central e Campus de Uvaranas. No período da tarde haverá um painel temático sobre a política docente na UEPG. No encerramento das atividades, às 18h30, uma nova panfletagem será feita na entrada dos dois campi. Em Curitiba, as manifestações estão marcadas para o período da manhã, na Alep, e período da tarde na SETI.
Com informações: assessoria de imprensa.