Sinduepg convoca assembleia para discutir paralisação
Mobilização terá como pauta os informes sobre o Plano de Carreira Docente e a definição de uma paralisação das atividades em conjunto com as outras universidades estaduais
Publicado: 12/08/2023, 09:08
Em reunião nesta sexta-feira, 11, o Comando de Greve do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) decidiu, por unanimidade, convocar assembleia geral para o próximo dia 16, às 16h30, no anfiteatro de Engenharia Civil, (Bloco E – Campus Uvaranas). A mobilização terá como pauta os informes sobre o Plano de Carreira Docente e a definição de uma paralisação das atividades em conjunto com as outras universidades estaduais.
Para o professor Volney Campos, presidente do Sinduepg, a assembleia é um momento de formação da categoria e servirá também para explicar detalhadamente o processo de tramitação do Plano de Carreira. “O Plano de Carreira é o único mecanismo à disposição dos docentes na tentativa de recompor as perdas salariais dos últimos anos que já atingem quase 40%. Essa assembleia tem o objetivo de informar a categoria dos percalços que os sindicatos têm tido nas conversas com o governo do estado e mostrar que decorrido esse período não existe nada de concreto, ou seja, o governo não cumpriu com a sua palavra”, destaca.
A agilidade na tramitação do Plano de Carreira Docente foi a condição proposta pelo governo do estado para a suspensão da greve nas sete universidades estaduais. Em junho, assembleias foram realizadas por todo o estado e definiram sobre a suspensão das greves, porém o processo não avançou nas secretarias do governo.
A paralisação que está na pauta da assembleia está prevista como um ato unificado entre as seções sindicais no Paraná. “A ideia é convocar a categoria para fazer uma paralisação que vai ser um ato político, onde também poderemos nos informar mais sobre a situação do plano, mas sobretudo, manifestar a insatisfação, e a dificuldade que o governo tem trazido para nós com a demora na tramitação do Plano de Carreira Docente”, finaliza Campos.
Das Assessorias