Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres encerra em PG | aRede
PUBLICIDADE

Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres encerra em PG

Iniciativa buscou incentivar a criação de secretarias, conselhos e fundos municipais de defesa dos direitos das mulheres pelo Paraná

Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com grande adesão em todo o Estado
Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com grande adesão em todo o Estado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres fez sua última parada nesta sexta-feira (4) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com mais uma rodada de orientações e discussões sobre políticas públicas para mulheres. 

A caravana, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que passou por dez cidades de diferentes regiões do Estado, teve como objetivo orientar gestores municipais sobre a importância da criação de estrutura de gestão próprias, como secretariais municipais, conselhos, fundos ou órgãos com foco em políticas públicas para mulheres. 

Segundo o vice-governador Darci Piana, a ideia é apresentar as boas experiências do Governo do Estado para inspirar as administrações municipais. "A gente trabalha para garantir o espaço necessário às mulheres no nosso Estado. Nesta gestão foi criada a Secretaria da Mulher e o Banco da Mulher Paranaense, temos o trabalho com as Mulheres do Café e também as Patrulhas Maria da Penha. A participação da mulher em todos os segmentos é muito necessário para o equilíbrio da gestão", disse.

“Nos reunimos para direcionar políticas públicas para as mulheres. Nós temos que pensar coletivamente em como colocar a mulher no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), e todos os instrumentos disponíveis nos municípios, no Estado e na União”, afirmou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anfitriã do evento de encerramento.

Confira a entrevista do Portal aRede com o vice-governador Darci Piana e a prefeita Elizabeth Schmidt: 

VÍDEO
Vice-governador e prefeita prestigiaram a última parada da Caravana Unido Pelas Mulheres | Autor: Marcio Lopes/aRede
  

Ao longo do itinerário do programa, que começou em maio, mais de 3 mil representantes de 281 municípios participaram das reuniões. “A gente encerra essa primeira temporada da caravana com a adesão de mais de 70% dos municípios do Paraná. Por onde passou, a caravana orientou gestores municipais sobre a importância da criação e fortalecimento de órgãos locais voltados para a implementação de políticas públicas e ações relacionadas à proteção e aos direitos da mulher”, disse a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

“Hoje a prioridade do governador Carlos Massa Ratinho Junior é combater a violência contra a mulher e criar políticas duradouras para esse público. Mas a gente sabe que as mulheres precisam cada dia se sentirem mais protegidas, mas também mais respeitadas. E você vai combater a violência com prevenção, com promoção e com proteção. Então, são feixes estruturantes dentro de uma política de Estado que tá sendo construída”, complementou Leandre.

Assista à entrevista com a secretária Leandre:

VÍDEO
Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa falou sobre ações promovidas pela Caravana | Autor: Marcio Lopes/aRede
 

CIRCUITO E NOVAS FASES – A Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres contou com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e todas as associações regionais. 

O circuito itinerante também identificou quais cidades estão dispostas a criar novas estruturas a partir das orientações do Governo do Estado. Um estudo elaborado pelo Estado antes da caravana identificou que 13 municípios paranaenses possuem uma Secretaria da Mulher e outros quatro têm organismos específicos dedicados a estas políticas públicas. No total, 149 municípios possuíam um conselho municipal e 64 tinham fundo municipal dos Direitos da Mulher. A ideia, pós-caravana, é que esses números cresçam nos próximos meses.

Uma das iniciativas municipais inspiradas pela caravana foi a criação do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres pelo município de Rio Negro, que aconteceu nesta segunda-feira (31). Segundo a administração municipal, a criação do departamento usou como exemplo a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e tem como objetivo ampliar o rol de programas em defesa dos direitos das mulheres na cidade. 

Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Ferreira dos Santos; a diretora da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; e outras autoridades da região.

As informações são da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE