Ônibus movidos a GNV devem poluir até 20% menos em PG
Veículo passou pelos terminais da cidade nesta segunda (31) e será testado por um mês
Publicado: 31/07/2023, 15:38
Um ônibus movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) está rodando pelas ruas de Ponta Grossa a partir desta segunda-feira (31). O veículo saiu da Prefeitura por volta das 11h30 em direção aos Terminais (Central, Oficinas, Nova Rússia e Uvaranas), com representantes da Prefeitura, Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e Scania, responsáveis pela parceria, a bordo.
O ônibus será testado em uma linha do transporte coletivo urbano pelo período de 30 dias. Há a expectativa de economia, menos ruído durante as viagens e redução de 15 a 20% na emissão de gás carbônico (CO²).
A Prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) aponta que o ônibus será avaliado diariamente em Agosto, com um relatório final atestando a capacidade e os benefícios do modelo em relação aos ônibus tradicionais.
"O veículo comporta até 90 pessoas, possui climatização e conforto para os usuários do nosso transporte coletivo, e seu preço é similar ao valor médio dos ônibus que já terão de ser adquiridos pela concessionária. Este novo modelo une o útil ao agradável", salienta a Prefeita.
Elizabeth espera que a licitação aconteça até o final do ano, e revela a previsão de testes com um ônibus totalmente elétrico no próximo mês.
GALERIA DE FOTOS
Giovanni Roque, gerente de operações da Cotrasa/Scania, afirma que o ônibus 100% movido a gás é fruto de um trabalho de anos para entregar veículos menos poluentes. "Pensando nas novas gerações, hoje damos mais um passo para entregar produtos mais limpos e amigos da natureza", disse.
Sérgio Brandão Li, instrutor técnico da Scania, elaborou os benefícios do ônibus. "O veículo é 20% mais silencioso que os modelos convencionais (movidos a diesel) e emite 15% a 20% menos CO²", relata.
Apesar de mais limpo, não falta poder ao novo modelo de ônibus: são 280 cavalos de potência e 1350 Nm de torque - mais do que suficiente, segundo Sérgio, para superar as subidas e descidas da cidade.
O Presidente da Compagas, Rafael Lamastra, elabora seu papel de conscientização junto aos municípios para a adoção dos veículos a gás e reforça os dados de economia na poluição.
"As pessoas podem perceber que quase não há ruído dentro do ônibus, a emissão de partículas cai 90%, e gera-se 15 a 20% menos CO². São pontos positivos imediatamente perceptíveis pelos usuários, mas é de responsabilidade das cidades adotar esse modelo", conclui.