PG recebe palestra sobre empreendedorismo e violência contra a mulher
Ação é alusiva ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e será realizada no auditório do Sicredi Campos Gerais
Publicado: 28/07/2023, 17:52
A Prefeitura de Ponta Grossa está com inscrições abertas para a edição especial do projeto Dona de Mim: Do Silêncio à Ação: Empreendedorismo como Ferramenta de Combate à Violência, alusivo ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
“Ponta Grossa é referência no enfrentamento dessas violências. Temos a Casa da Mulher, para cuidar exclusivamente desse tema. O espaço é destinado a prestar acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos, contribuindo para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que a participação das mulheres na iniciativa é essencial, pois fortalece sua independência financeira ”Ao empoderar as mulheres por meio do empreendedorismo, estamos contribuindo diretamente para o combate à violência de gênero e para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva", pontua.
A ação acontece no auditório do Sicredi dia 1º de agosto às 9 horas e será realizada pela Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa. Essa edição vai contar com palestras sobre educação financeira e networking sobre causas sociais.
Realização
A edição especial do projeto Dona de Mim é uma realização da Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos), das secretarias municipais da Família e Desenvolvimento Social, e, de Cidadania e Segurança Pública, com apoio do SEBRAE/PR, da Câmara da Mulher Empreendedora e do Sicredi Campos Gerais.
“Enfrentar a questão da violência e independência financeira é extremamente importante e unir as secretarias para mobilizar políticas públicas para combater a violência contra as mulheres é fundamental para que possamos diminuir os índices em nosso município”, afirma a presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o enfrentamento da violência doméstica também passa pela superação de diversas situações, incluindo questões afetivas e financeiras. "Alguns dos grandes obstáculos que as mulheres em situação de risco enfrentam é a dependência emocional e, muitas vezes financeira dos seus agressores que, por diversos motivos e de diversas formas, impedem o rompimento do ciclo de violência. Por isso, oferecer ferramentas para que essas mulheres possam se emancipar psicológica e financeiramente é de extrema importância para que, junto com a aplicação de políticas públicas de acolhimento das vítimas, elas possam construir uma vida plena e com segurança.
As inscrições para participar da palestra podem ser feitas, gratuitamente, pelo link. O Auditório do Sicredi Campos Gerais fica situado na rua Ernesto Vilela, 1001, no bairro Nova Rússia.