PG tem o 10º melhor resultado do Sul na geração de emprego | aRede
PUBLICIDADE

PG tem o 10º melhor resultado do Sul na geração de emprego

No acumulado dos últimos 12 meses, de julho de 2022 a junho de 2023, Ponta Grossa teve um saldo positivo de 4.055 vagas criadas. Resultado é o 5º melhor do Paraná e o 69º melhor do Brasil

A indústria apresenta o segundo melhor desempenho na geração de emprego na cidade
A indústria apresenta o segundo melhor desempenho na geração de emprego na cidade -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa se destaca, em âmbito nacional, no quesito geração de emprego, como uma das 70 que mais criaram novas oportunidades nos últimos 12 meses no país. Números revelados nesta quinta-feira (27), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), através do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que no último ano, entre julho de 2022 e junho de 2023, um total de 4.055 novos postos de trabalho foram criados. O resultado é o quinto melhor do Paraná, o 10º melhor do Sul do país e o valor 69º mais alto do Brasil.

Somente no mês de junho, o saldo foi positivo em 307 vagas, fruto de 4.405 demissões e 4.712 contratações, o sexto melhor desempenho do Paraná. Com isso, no acumulado do ano, Ponta Grossa apenas resultou saldos positivos, com seis meses seguidos no ‘azul’, criando 2.265 novas vagas de emprego neste primeiro semestre, aparecendo na 8ª posição no Estado. Em junho, entre os cinco setores da economia, três tiveram saldo positivo, e dois mais demitiram do que contrataram. O setor que mais contratou foi o de serviços, com um saldo de 243, seguido pela indústria, com 102 novos postos gerados. A agropecuária e o comércio praticamente ficaram na estabilidade, com a agropecuária abrindo 11 postos e o comércio fechando 9. O saldo mais negativo foi da construção civil, com -40.

No acumulado do ano, a tendência segue a média mensal em Ponta Grossa. Nos seis meses, o setor de serviços lidera a geração de empregos, com 1.394 novas oportunidades criadas, resultantes de 13.751 admissões e 12.357 demissões no primeiro semestre. Na sequência, assim como em junho, o melhor desempenho é da indústria, com 463 novas vagas abertas. Também estão positivas a construção civil, com saldo de 286, e a agropecuária, com saldo de 146. O único setor que está negativado é o comércio, com 24 vagas perdidas no período, em relação ao último dia de dezembro de 2022.

O diretor da Agência do Trabalhador, Adriano Gonsalves, afirma que o resultado é bastante satisfatório, com a cidade apresentando um desempenho superior tanto na comparação com o cenário estadual, quanto no cenário nacional. “Em maio, a cidade de Ponta Grossa estava na 25ª posição no Estado, no que diz respeito à geração de empregos, e em junho, saltamos para a 6ª posição. Com esse cenário favorável e com tendência de crescimento da economia local, os empresários se sentem mais à vontade para realizar investimentos na cidade”, afirma.

Gonsalves ainda reforça que a prefeitura tem trabalhado para conquistar novos investimentos, gerando cada vez mais empregos, e impulsionando o mercado de trabalho para o futuro. “É importante ressaltar também que o crescimento de um ou dois setores da economia geram um efeito dominó, ocasionando o crescimento de outros setores também”, concluiu o diretor da Agência do Trabalhador.

Paraná tem o 4º melhor desempenho do Brasil

O Paraná foi o estado no Sul e o quarto no País que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2023. Foram 70.927 novas vagas abertas no Estado nos primeiros seis meses do ano. Em âmbito nacional, ficou atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298) e Rio de Janeiro (74.387), que são estados mais populosos. Somente em junho, o saldo foi de 7.899 postos de trabalho formais, atingindo mais uma vez o melhor resultado da região Sul.  O Brasil registrou um saldo positivo de 157.198 empregos com carteira assinada no mês de junho deste ano; enquanto que no acumulado do ano, no primeiro semestre, o saldo foi de 1.023.540 empregos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE