Seminaristas de PG embarcam para Jornada Mundial
Evento voltado para a juventude será na próxima semana em Portugal; representantes da região participaram de uma missa antes da viagem
Publicado: 25/07/2023, 06:20
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá de 1º a 6 de agosto em Lisboa (Portugal). Mas o grupo ligado aos seminaristas diocesanos – nove seminaristas, três padres, duas religiosas e nove leigos – embarcou já às 20h30 desta segunda-feira (24) para a Europa. A viagem acabou antecipada para que fosse possível uma peregrinação por Roma, Assis e Fátima primeiro. No domingo (23), os peregrinos, jovens da Paróquia Bom Jesus, além do reitor do Seminário São João Maria Vianney, padre Jaime Rossa, e o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Kleber Pacheco, participaram da missa de envio, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ponta Grossa.
Na celebração, os peregrinos foram convidados pelo pároco, padre Claudemir, que presidiu a celebração, a passar pela assembleia carregando a cruz da JMJ, que simboliza a unidade entre os viajantes com a comunidade e o ardor missionário. Após este momento, eles foram ungidos com óleo e receberam uma cruz individual que os acompanhará no percurso. A bênção final marcou o envio oficial dos peregrinos. No grupo estão os seminaristas Jefferson Sviercoski Sanchez, Antonio dos Santos Júnior, Iuri Nack Buss, João Rodrigues dos Santos, Gabriel Freytag, Luiz Felipe Padilha Almeida, Ivonei Samborski, Bruno Pereira da Cunha e Alleziandro José de Paulo.
Com eles também viajam à Lisboa os irmãos Anna Giulia e João Victor de Melo Lopes, Adriana Melo (Paróquia São João Paulo II), padre Wellington Marcondes (Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe), Antônio e Luciana Trevisan (Perpétuo Socorro/PG), João Pedro Mendes e João Otávio Mendes (Paróquia Bom Jesus), Ana Glaci e Marcos Bachmann (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Castro), além das irmãs Francisca de Jesus e Jacinta de Jesus, das Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião. De Ponta Grossa, ainda estarão na Jornada Mundial da Juventude seis pessoas da Paróquia São Pedro Apóstolo, do Sabará. Duas são religiosas. O embarque acontecerá na quinta-feira.
“Nós começamos a nos organizar em meados de 2020, ao saber que a Jornada que estava prevista para 2022 foi transferida para 2023. Por iniciativa do padre Jaime (Rossa), nosso reitor. Ele nos propôs essa empreitada. Eu fiquei responsável por procurar os pacotes e pela organização. Pedi ajuda ao Gabriel (Freytag), no financeiro e começamos. Fizemos reuniões de preparação. Traçamos metas”, contou Jefferson Sanchez, citando que foram feitas quatro Ações entre Amigos, duas pasteladas drive thru e uma Tarde do Pastel na Paróquia Perpétuo Socorro. De acordo com o seminarista, o grupo vai ficar hospedado em Fátima, indo a Lisboa todos os dias da Jornada Mundial da Juventude. O retorno está marcado para o dia 7.
Do Caminho Neocatecumenal serão 169 peregrinos do Regional (Ponta Grossa, Curitiba, Paranaguá, Bocaiúva, Pinhais e Piên), dos quais 149 jovens. Da Diocese de Ponta Grossa viajará um grupo de nove jovens e mais quatro adultos (Paróquia Nossa Senhora da Saúde). O envio acontecerá na próxima sexta-feira, às 20 horas, na Paróquia São Francisco, em Curitiba, com missa celebrada por Dom Reginei José Modolo (Dom Zico). O embarque será ainda na sexta-feira.
Desde 1986 a Jornada Mundial da Juventude simboliza o encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Até esta segunda-feira (24), o Papa Francisco tem agenda confirmada no evento. O pontífice deve chegar já no dia 2 de agosto e permanecer até o dia 6, cumprindo compromissos e celebrações com a juventude, segundo o Vatican News. Estima-se que nesta edição de 2023 mais de um milhão de pessoas estejam reunidas em Portugal.
As informações são de assessoria