Novo ‘Centro de Reabilitação’ fortalece a Saúde de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Novo ‘Centro de Reabilitação’ fortalece a Saúde de Ponta Grossa

Espaço promove a autonomia e independência das pessoas com deficiência

Agenda da ministra começou no Hospital Universitário da UEPG
Agenda da ministra começou no Hospital Universitário da UEPG -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, para anunciar a construção de um novo Centro Especializado de Reabilitação (CER) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, os recursos investidos somam R$ 7,8 milhões e visam a expansão da Rede de Atenção da Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência. 

Uma das principais funções dos CERs é promover a autonomia e independência das pessoas com deficiência por meio da habilitação e reabilitação de funcionalidades, a partir de uma ampla gama de serviços, que vão desde diagnósticos precisos, tratamentos especializados até a concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

O projeto prevê consultórios de fisiatria, ortopedia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimentos interdisciplinares. Estão previstos também box de terapias, áreas de convivência, espaços de recreação e atividades lúdicas, e salas de atendimentos terapêuticos, atividades de vida prática, orientações de mobilidade, estimulação precoce, orientação para uso funcional de recursos para baixa visão, cinesioterapia e mecanoterapia, audiometria, e adaptação para aparelho de amplificação sonora individual.

"A saúde pública é um direito fundamental e uma parceria positiva com os estados é fundamental para expandir o acesso aos serviços", avaliou a ministra. "Essa iniciativa visa não apenas aperfeiçoar a cobertura assistencial, mas também garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado a serviços e cuidados especializados. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) possui grande sensibilidade e este é um passo acertado para expandir a qualidade de vida de muitos paranaenses", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Nos últimos anos, o Paraná tem dado passos significativos na expansão da rede de CERs. Em 2018, o Estado contava com apenas um CER habilitado. Desde então, esse número cresceu significativamente e hoje soma seis CERs habilitados, incluindo um na modalidade IV, que atende os quatro tipos de deficiência previstos na legislação. O Governo Federal quer implantar 45 novos CERs em todo o País para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados a essa parcela da população. 

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), comemorou os investimentos. "Nosso município recebe este novo CER com muita alegria. São recursos que tocam áreas sensíveis da população e auxiliam a promover uma vida mais inclusiva", considerou.

Mais Médicos

Ainda em Ponta Grossa, a ministra participou do acolhimento de 30 novos profissionais do 'Programa Mais Médicos' ao município, buscando garantir uma integração harmoniosa dos médicos ao sistema de saúde estadual.

Segundo evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zilda Arns
Segundo evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zilda Arns |  Foto: Sesa-PR.
 

Presenças

Também acompanharam o evento os deputados federais Aliel Machado (PV) e Zeca Dirceu (PT); o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; e a diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, Fabiana Mansani.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE