Comércio de PG é o único do PR que cresceu nas vendas em abril | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG é o único do PR que cresceu nas vendas em abril

Das seis regiões analisadas pela pesquisa conjuntural da Fecomércio, apenas a de Ponta Grossa teve alta em abril, em relação a abril de 2022. No acumulado do ano, Ponta Grossa lidera o crescimento no Estado, com alta de 7,03%

Concessionárias de veículo lideraram o crescimento de vendas tanto em abril quanto no acumulado do ano
Concessionárias de veículo lideraram o crescimento de vendas tanto em abril quanto no acumulado do ano -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O comércio varejista de Ponta Grossa se destaca com o melhor desempenho em âmbito estadual, tanto no quesito mensal, quanto no acumulado do ano. Dados revelados pela Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), revelam que no mês de abril, o comércio local foi o único que teve crescimento nas vendas, em relação a abril de 2022, entre as seis regiões avaliadas.

De acordo com a pesquisa, o faturamento do comércio local cresceu 4,82% na comparação com abril de 2022, em um estado onde a média foi uma retração de 3,14% nas vendas. Depois de Ponta Grossa, o melhor desempenho foi de Maringá, que teve uma retração leve, de 0,01%; em Curitiba e Região Metropolitana, a queda foi de 1,94%. Os piores desempenhos no mês foram da região Oeste, com baixa de 5,55%; e da região de Londrina, com queda de 6,85%.

No Estado, 12 setores do comércio foram avaliados, dos quais, 10 apresentaram baixa nas vendas, sendo apenas dois com alta: óticas/cine/foto/som, com alta de 9,7%, e supermercados, com crescimento de 3%. Em Ponta Grossa, de 11 setores avaliados, apenas quatro tiveram baixa: calçados (-7.74%), livraria e papelaria (8,27%), lojas de departamentos (-8,43%) e vestuário e tecidos (-15,22). Por outro lado, os que mais cresceram foram autopeças (10,4%), concessionárias de veículos (15,9%) e combustíveis (16,3%).

Já no acumulado do ano, o melhor desempenho do Estado é de Ponta Grossa, com um crescimento de 7,03% - o Paraná acumula uma média de crescimento na casa de 1,13%. Depois de Ponta Grossa, o melhor desempenho é de Curitiba e região, com alta de 4,04%, e da região Sudoeste, com alta de 3,86%. No outro extremo, estão a região Oeste, com baixa de 2,92%, e Londrina, com queda de 4,36%. Entre os 11 setores, Ponta Grossa teve baixa só em dois neste ano, em vestuário e tecidos (-4,1%) e calçados (-7,91%).

Investimentos impulsionam mercado de trabalho

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e região, José Loureiro, esses resultados são reflexo do forte ciclo de industrialização e investimentos do comércio na cidade, que está ampliando a empregabilidade na cidade. “Com as várias indústrias que estão em obras, com milhares de pessoas trabalhando na maltaria, além de ampliações, e com os vários mercados que chegaram, tivemos muitas contratações de pessoas. Com mais contratações, baixa o nível de desemprego, aumenta a massa salarial, e isso reflete diretamente no comércio, que recebe um impulso”, destaca.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE