Ponta Grossa é 1º lugar em infraestrutura no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa é 1º lugar em infraestrutura no Paraná

Município é um dos destaques no ranking da Escola Nacional de Administração Pública, instituição vinculada ao Ministério da Economia

Ponta Grossa é apontada como a cidade que tem a quarta melhor infraestrutura do Brasil
Ponta Grossa é apontada como a cidade que tem a quarta melhor infraestrutura do Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa ganhou destaque na área de infraestrutura do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) do Brasil em 2023, ranking publicado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor Brasil. 

A cidade é a primeira colocada no quesito Infraestrutura no estado do Paraná, com 7,82 pontos, e a quarta colocada no Brasil. A avaliação leva em conta tanto questões relativas ao transporte interurbano quanto as condições urbanas dos Municípios.

“É um orgulho fazer parte deste ranking. É um reconhecimento que se torna combustível para seguirmos trabalhando ainda mais e  que demonstra o quanto temos avançado nos últimos anos em infraestrutura no Município. Nós temos investido não só na melhoria e ampliação da pavimentação, ligações interbairros, mas também na inovação, na busca por alternativas mais eficientes envolvendo diversas ações, serviços, no uso da tecnologia e no fortalecimento das nossas redes de ensino e de saúde”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, atualmente Ponta Grossa conta com diversos projetos sendo executados. Somente em pavimentação, a Prefeitura conta com obras em andamento que somam cerca de 75 Km de asfalto novo em diversos bairros.

“Regiões que até então não contavam com asfalto estão sendo totalmente pavimentadas, ganhando não só mais mobilidade, mas toda uma estrutura de drenagem, de acessibilidade. Isso é muito importante, pois impacta de diversas formas a vida da população, que passa a ter mais saúde, qualidade de vida, além de fomentar o desenvolvimento da cidade como um todo”, comenta. 

Empreendedorismo

Além de figurar entre as principais cidades do país no quesito infraestrutura, Ponta Grossa também está entre as 50 cidades mais empreendedoras do Brasil.

O estudo considera as condições necessárias para a criação de negócios com grande potencial inovador e destaca o município como um ponto diferenciado, pois possui o metro quadrado mais barato, bom acesso à internet rápida e baixo custo de energia elétrica, o que torna Ponta Grossa como uma das cidades com o melhor custo-benefício de instalação.

“Lideramos como cidade "amiga do 5G", e, até mesmo a PPP da Iluminação Pública. Tivemos também um grande salto no que se refere ao Ambiente Regulatório, passando da posição 58º para 29º, a partir da nossa redução do tempo de abertura de empresas e modernização no acesso aos serviços do município, tanto no que tange a tributação quanto a complexidade burocrática”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

O que é o ICE?

O Índice de Cidades Empreendedoras foi lançado em 2014 e está em sua na sexta edição. O objetivo do estudo é analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, mostrando quais possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento de ecossistema empreendedor. O ICE é uma ferramenta indicada aos gestores públicos e os cidadãos acompanharem o resultado das ações dos governos atuais.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE