PG pode aumentar exames de rotina gratuitos para mulheres
O PL visa a alteração da Lei nº 7.203/2003, com a inclusão de exames que previnem diversos tipos de câncer em mulheres
Publicado: 19/07/2023, 18:05
Proposta do vereador Paulo Balansin, o PL 184/2023 tem como objetivo incluir, através da rede pública de saúde de Ponta Grossa, mais exames de rotina gratuitos para mulheres da cidade. O projeto do parlamentar visa a alteração na Lei nº 7.203, de 2003, com a inclusão dos exames de colpocitologia oncótica (câncer de colo uterino), mamografia bilateral de rastreamento do câncer de mama e ultrassonografia mamária.
Segundo o projeto apresentado por Balansin, os exames deverão ser realizados em até 30 dias, que serão contados a partir da data de consulta em que foram solicitados. Além disso, fica garantida a realização da consulta de retorno, a fim de apresentar os exames realizados anteriormente.
A justificativa apontada pelo parlamentar, ao protocolar o projeto, é que dessa forma seria ampliada a eficácia da Lei nº 7.203, com mais serviços de saúde para as mulheres de Ponta Grossa. Em entrevista concedida, Paulo Balansin explica que muitas mulheres acabam perdendo a validade do exame pela demora no retorno médico.
"Já temos uns exames que constam como obrigados pela Prefeitura, mas agora eu incluí mais alguns, que eu acho que é uma grande necessidade, de parte das mulheres, para ter uma melhor condição de ser tratada. Ás vezes elas fazem o exame e o retorno demora muito, e então elas perdem a validade. Agora eu acho que a Prefeitura vai ter essa obrigação e vai servir quem precisa e quem está doente", afirma.
Ainda de acordo com Balansin, o PL vai ajudar na prevenção de diversos cânceres relacionados à mulher. "Hoje a gente vê muito esse tipo de doença. Eu acho que com esse projeto a gente vai ajudar muita gente, por que elas vão ter um atendimento antes que a doença se espalhe", conclui.