Bunge Trigo investe na ampliação da fábrica em PG
Novos silos serão construídos, assim como uma caldeira. Novos equipamentos serão adquiridos. Novas vagas de emprego serão criadas
Publicado: 06/07/2023, 18:11
A multinacional Bunge realizará investimentos para ampliar a unidade de trigo de Ponta Grossa. A empresa obteve do Instituto Água e Terra (IAT) a Licença Prévia de Ampliação para a ‘instalação de equipamento para a atividade de moagem de trigo e fabricação de derivados’, e agora requereu, ao mesmo IAT, a ‘Licença de Instalação’ para a ampliação. O projeto prevê a ampliação física, com a instalação de conjuntos de silos, a construção de uma caldeira e aquisição de equipamentos auxiliares.
A unidade em questão é a localizada na altura do quilômetro 507,7 da BR-376, nas proximidades do posto da PRF, estrutura que antes pertencia à Santista Alimentos. Hoje, a unidade tem capacidade de produção de 1,7 mil toneladas por dia de farinha de trigo e produto elaborado para ‘food service’ e consumo doméstico. O processamento do trigo em grão também resulta na produção de 500 toneladas por dia de farelo de trigo, totalizando uma capacidade de produção total de 2,2 mil toneladas diárias. Além de melhorar a capacidade de recebimento e armazenamento do trigo em grão, e otimizar a capacidade produtiva, o investimento também servirá para trazer melhorias à expedição de farelo na unidade.
O investimento prevê a ampliação da capacidade de ensilagem de trigo na unidade com a construção de três conjuntos com quatro silos de trigo, com capacidade de 2.090 toneladas, além da construção de dois conjuntos de silos com capacidade de 525 toneladas. Pelas imagens da empresa, é possível ver que atualmente a unidade possui dois agrupados com três conjuntos com três silos, e um agrupado com três conjuntos com quatro silos – este último construído há cerca de 10 anos –, totalizando 30 silos.
As informações do Parecer Conclusivo do IAT para a liberação do licenciamento também revelam que a ampliação também receberá investimentos para a instalação de ‘equipamentos auxiliares’ e para a construção de uma caldeira, acionada com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), com potência térmica nominal de 0,74 Megawatt (MW).
NOVOS EMPREGOS
Atualmente, a unidade fabril na cidade conta com uma área construída total de 39.307,90 m², área que será ampliada em 250 metros quadrados e se aproximará de 39,6 mil m². Com a ampliação, novos funcionários serão contratados, ampliando o quadro funcional em 5%, passando a contar com 230 colaboradores diretos após a conclusão das obras.
Unidade fabril completou 46 anos em junho
O moinho de trigo que hoje pertence à Bunge começou a ser construído em outubro de 1975, pela empresa Santista Alimentos. Pouco menos de dois anos depois, no dia 23 de junho de 1977, a empresa começou a produção, com a moagem do trigo em Ponta Grossa – o que significa que a planta fabril recentemente completou 46 anos de operações na cidade. Na época da inauguração, 150 funcionários trabalhavam de forma direta na indústria, número que hoje chega a 220. Além da unidade de trigo, a Bunge possui uma planta de soja na cidade, também às margens da BR-376, em um complexo que faz o esmagamento do grão.