PG gera quase 2 mil vagas de emprego em cinco meses | aRede
PUBLICIDADE

PG gera quase 2 mil vagas de emprego em cinco meses

Setor industrial puxou a geração de novas vagas no mês de maio, liderando em oportunidades entre os cinco setores. No acumulado do ano, setor de serviços lidera, seguido pela indústria

A indústria foi o setor que teve o melhor saldo na geração de empregos no mês de maio em Ponta Grossa
A indústria foi o setor que teve o melhor saldo na geração de empregos no mês de maio em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pelo quinto mês consecutivo, Ponta Grossa acumula saldo positivo na geração de emprego. Os números revelados nesta quinta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que 104 novos postos de trabalho foram criados na cidade em maio, o que significa que em todos os meses de 2023 o mercado de trabalho formal de Ponta Grossa registrou mais contratações do que demissões. No acumulado do ano, a cidade contabiliza um saldo de quase 2 mil novas vagas de emprego criadas neste ano.

No mês de maio, a indústria foi a principal responsável por manter o saldo positivo na geração de emprego na cidade. Dos cinco setores da economia, dois tiveram saldo positivo e três tiveram mais demissões do que contratações. No ramo industrial, 753 pessoas foram contratadas, ao passo que 638 foram demitidas, resultando em um saldo positivo de 115 no setor. Já no agronegócio, o saldo foi positivo em 90, após 170 admissões e 80 demissões. A construção civil apresentou estabilidade, com uma vaga perdida (490 admitidos e 491 demitidos), enquanto que o comércio e o setor de serviços tiveram saldos negativos de -30 e -70, respectivamente.

Em relação ao acumulado do ano, somando os cinco primeiros meses, o saldo está positivo em 1.963, com 24,1 mil contratações e 22,1 mil desligamentos no período. Os melhores desempenhos são do setor de serviços, com 1.148 novas vagas criadas, e da indústria, que aparece na sequência com 361 postos de trabalho abertos. Também estão positivos a construção civil, com um saldo positivo de 326 vagas, e a agropecuária, com 138 postos de trabalho abertos. Somente o comércio que está negativado neste ano, com 5.743 admissões e 5.753 demissões, resultando em um saldo de -10. Neste período, Ponta Grossa tem o oitavo melhor saldo do emprego entre as cidades paranaenses.

Já quando o assunto é os últimos 12 meses, que compreende o período entre junho de 2022 e maio de 2023, Ponta Grossa tem o quarto melhor desempenho do Paraná, com 4.414 vagas criadas. Nesse período, apenas em um mês houve um saldo negativo, em dezembro, o que significa que houveram 11 meses em que houveram mais contratações do que demissões. No Paraná, o melhor desempenho nos últimos 12 meses é de Curitiba, com saldo de 18,3 mil, seguida por Londrina, com 8,3 mil e por São José dos Pinhais, com 6,6 mil.

Paraná lidera na região Sul do Brasil

Em âmbito estadual, o Paraná registra o melhor desempenho da região Sul na geração de empregos nos primeiros cinco meses do ano. Entre janeiro e maio, foram abertas 62.923 novas vagas com carteira assinada no Estado, acima de Santa Catarina (59.372) e Rio Grande do Sul (53.028). Somente no mês de maio, 7.785 novas vagas foram criadas. Já em âmbito nacional, o Brasil registrou, no mês de maio, saldo positivo de 155.270 empregos com carteira assinada, e acumula 865 mil postos de trabalho de janeiro a maio, alcançando um estoque de mais de 43 milhões de empregos formais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE