PT se articula para conseguir cadeiras nas eleições de 2024 em PG
Desde que Selma Schons assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores na cidade, diversas reuniões foram realizadas para que o partido volte a ter representantes na Câmara
Publicado: 23/06/2023, 18:40
Com recente mudança na direção em Ponta Grossa, o Partido dos Trabalhadores (PT) já se articula para as eleições municipais de 2024. Selma Schons, há menos de um mês no cargo de presidente, disse que o objetivo do partido é conquistar cadeiras na Câmara Municipal do ano que vem e ser representado na disputa para prefeito. Na próxima quarta-feira (28), haverá uma reunião executiva do partido na cidade, a fim de estreitar relações com possíveis candidatos para o pleito do ano que vem.
Atualmente, o PT não possui um representante no Legislativo de Ponta Grossa e influência petista na cidade tem sido menor nas últimas eleições. Para se ter uma ideia, o último representante do partido na Câmara Municipal foi a vereadora Ana Maria Holleben, eleita para o mandato de 2009 a 2013. No entanto, Schons afirma que o partido busca reorganização e conta com participação de lideranças jovens para crescer no município.
Selma Schons explica que, desde o momento em que assumiu o lugar de Nilson Neves como presidente do PT em Ponta Grossa, reuniões “quase que diárias com diversos segmentos” têm acontecido. Além disso, Schons afirma que o partido tenta ampliar filiações e trabalho na região desde que Lula foi eleito presidente pela terceira vez do Brasil. “Eu digo que a gente elege Lula, mas temos que conversar com as nossas bases para ampliar o nosso trabalho. Eu fui professora da UEPG por 30 anos e estou há 50 na cidade, então sei que é necessário ter esse cuidado”, pontua.
Para a presidente, é um momento de muito estímulo no partido, com pessoas trabalhando para que o PT consiga ter representantes nos poderes Legislativo e Executivo. “É uma nova perspectiva na política, onde a base conta muito. A gente tem que se organizar, entrar em contato com as federações, fazer campanha nas ruas e ouvir a população”, frisa.
Em busca de novos nomes
Dentre as muitas reuniões realizadas pelo PT desde a chegada de Selma Schons à presidência, uma pauta frequente é a definição de pré-candidatos que representarão o partido em 2024. De acordo com Schons, não há uma definição em termos de nomes porque a cúpula petista ainda aguarda posicionamento da federação entre PT, PC do B e PV. Legenda precisa definir se cada partido irá lançar candidatos de forma separada, ou se haverá uma união para fortalecimento de um nome rumo ao Executivo de Ponta Grossa.
Selma ainda deu detalhes sobre o que pensa da atual gestão municipal de Ponta Grossa. Para a presidente, a saúde tem deixado a desejar: “nós somos oposição no sentido de que vamos com sugestões para o Executivo. Acredito que é uma gestão regular, mas algumas coisas poderiam estar bem melhores, principalmente com relação à saúde”, conta.
Por fim, a presidente do PT confidencia que não irá mais se candidatar para cargos políticos, abrindo espaço para novas lideranças que se juntam ao partido. “Meu tempo para candidata já passou, dei minha contribuição, e temos também pessoas com nomes já feitos. Que a gente continue despontando”, afirma.
Troca recente na presidência
Enquanto trabalha para definir pré-candidatos até o fim de 2023, o PT em Ponta Grossa sofreu uma troca recente no comando local. Selma Schons assumiu o lugar de Nilson Neves no fim de maio, que deixou posto por motivos de saúde e por indispor de tempo necessário para se dedicas às atividades do partido. Já Selma, que era a vice, possui larga experiência na política de Ponta Grossa, com mandatos de vereadora entre 1997 e 2003, além de ter sido deputada federal pelo Paraná de 2004 a 2007.