Câmara declina PL que tornaria a curucaca como ave símbolo de PG
PL de autoria do vereador Dr Erick recebeu 10 votos contrários na sessão desta segunda-feira (12); Parlamentares citaram a pomba como símbolo local
Publicado: 12/06/2023, 17:25
Depois de receber notificação da Justiça para afastamento de Celso Cieslak (PRTB), a Câmara Municipal teve como principal discussão um projeto de autoria do vereador Dr. Erick (PSDB), que pretende instituir a curucaca como ave símbolo da cidade. As discussões sobre o PL foram quentes, com vereadores citando a pomba e sua história no município para defender a posição contrária ao projeto. Por fim, com 10 votos contrários, a curucaca não se tornará símbolo de Ponta Grossa.
Antes da votação, os parlamentares Felipe Passos (PSDB) e Felipe Bianco (Republicanos) mencionaram a pomba, ave que faz parte da história de Ponta Grossa e, inclusive, está no brasão do Município. Segundo Passos, a implementação da curucaca como ave símbolo da cidade afetaria a bandeira de Ponta Grossa e, por isso, seu voto seria contra. Para o vereador Felipe Bianco, a pomba teria uma importância religiosa também, uma vez que, de acordo com o parlamentar, representaria o "espírito santo" para os cristãos.
"Fizemos um estudo em associação com a UEPG, com estudantes e pesquisadores da biologia, e optamos por instituir a curucaca, que é uma ave nativa da região, como símbolo da nossa cidade", disse o vereador Dr. Erick em fala inicial sobre o PL.
"É algo pedagógico, que mostras às nossas crianças a importância da preservação do meio ambiente, uma vez que a curucaca é uma das aves que mais frequentam as araucárias, que é a nossa arvore símbolo do Paraná e que existe bastante no bioma dos Campos Gerais", completa o vereador.
Discussão
Depois das manifestações de Felipe Passos e Leandro Bianco, a vereadora Missionária Adriana (SD) disse que a pomba, no lugar da curucaca, deveria ser o símbolo oficial da cidade. Na mesma linha seguiu Izaias Salustiano (PSB), ao afirmar que "culturalmente ela [a pomba] já é símbolo da nossa cidade".
Dr. Erick prosseguiu ao afirmar que não haveriam modificações no brasão, e sim apenas seria instituído a ave como símbolo oficial de Ponta Grossa. Josi Kieras, do Mandato Coletivo do Psol, apoiou o autor do projeto ao dizer que a ave curucaca, nativa da região, faz parte da biodiversidade de Ponta Grossa. "A pomba é algo que ficou dentro de uma lenda, a lenda existe e não será morta", completou a vereadora.
O vereador Julio Kuller (MDB) chegou a pedir retirada do projeto para vistas de 15 dias, mas o próprio autor do projeto, Dr. Erick, quis que o projeto fosse votado na sessão. No resultado, 10 vereadores votaram contra e apenas seis foram favoráveis.