Câmara é notificada pela Justiça para afastar Cieslak do cargo
Câmara Municipal recebeu notificação do MP no início da tarde desta segunda-feira (12); Cadeira do PRTB pode ser ocupada por Hirano
Publicado: 12/06/2023, 14:46
A Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu, no início desta segunda-feira (12), a notificação da Justiça que determina o afastamento do cargo de vereador de Celso Cieslak. Parlamentar é alvo da Operação Pactum, do Gaeco, que cumpriu mandados de busca e apreensão em Ponta Grossa no último dia 6 de junho.
O vereador Celso Cieslak esteve ausente das duas últimas sessões realizadas pela Câmara, após ação do Ministério Público que identificou possíveis crimes de suborno durante a CPI da Saúde e fraude licitatória. Até o momento, o parlamentar não deu qualquer declaração sobre o caso.
Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (12), a Câmara se posiciona sobre o caso: "Após o recebimento do Ofício 1601/2023 enviado pelo Poder Judiciário, que determina o afastamento do vereador Celso Cieslak, o Departamento Jurídico da Câmara analisa o procedimento e os prazos para a convocação do suplente", diz.
Segundo apuração do portal, o mais indicado a ocupar a cadeira do PRTB é Giancarlo Hirano, o ‘Japonês’, que seria o próximo na linha de sucessão do partido em Ponta Grossa, uma vez que o ex-vereador Sargento Guiarone 'não teria interesse em retornar para a vida pública'.
Defesa de Cieslak
Em contato com o Portal aRede, o advogado Alexandre Buhrer disse que aguarda autos do processo para que ele e o vereador possam falar sobre as acusações. De momento, Buhrer afirma que apenas documentos públicos presentes no gabinete do vereador foram levados pelo Gaeco. E que Cieslak se mostrou tranquilo e que irá cooperar com as investigações do Ministério Público.