Escolas particulares do PR retomam níveis de matrículas pré-pandemia | aRede
PUBLICIDADE

Escolas particulares do PR retomam níveis de matrículas pré-pandemia

Recuperação do número de matrículas atingiu casa dos 10%; maior taxa de inscrições foi em creches

O número de matrículas em creches chama atenção, foram 59,4 mil registros de acordo com o último levantamento
O número de matrículas em creches chama atenção, foram 59,4 mil registros de acordo com o último levantamento -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As matrículas nas escolas particulares do Paraná já retornaram aos níveis pré-pandemia, segundo o recorte do Censo 2022 sistematizado pela BA2Edu para o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR). De acordo com os dados, o ensino básico apresentou um aumento de 10,7% nas matrículas em comparação ao ano anterior. Vale destacar que o censo reflete sempre os dados do ano imediatamente precedente.

O levantamento realizado pelo Censo 2020 mostra que as instituições privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio tinham 440,6 mil alunos matriculados, este volume recuou para 399,8 mil no Censo 2021 e agora está em 442,8 mil registros.

“A suspensão das aulas presenciais levou muitos alunos a se desinteressarem pelo aprendizado pela falta de convívio social, além disso, alguns pais optaram por retirar os estudantes da escola por dificuldades financeiras relacionadas ao cenário econômico da época e a necessidade de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados”, explica o presidente do Sinepe/PR, Prof. Sergio Herrero Moraes.

  "A suspensão das aulas presenciais levou muitos alunos a se desinteressarem pelo aprendizado pela falta de convívio social, além disso, alguns pais optaram por retirar os estudantes da escola por dificuldades financeiras relacionadas ao cenário econômico da época e a necessidade de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados"

Sergio Herrero Moraes Presidente do Sinepe/PR
  

Creches e pré-escolas

O número de matrículas em creches chama atenção, foram 59,4 mil registros de acordo com o último levantamento. Esse número é o maior desde 2014, o recorte indica um crescimento de 14,9% nas inscrições em comparação com o Censo 2020, que reflete o ano de 2019.

“Podemos associar o aumento de matrículas à volta dos pais ao trabalho presencial pós-pandemia e também com a recuperação da economia e, consequentemente, melhora da renda familiar”, comenta.

O Censo 2022 mostra ainda que as matrículas em pré-escolas atingiram um volume próximo ao registrado antes da pandemia. Com um total de 50,9 mil crianças matriculadas, o nível escolar apresenta um aumento de 1% em relação ao Censo de 2020, que registrou 50,3 mil inscrições.

Ensino fundamental

Mesmo com números inferiores aos registrados antes da pandemia, as vagas para os anos iniciais do ensino fundamental mostram recuperação. O Censo 2020 revela que essa categoria teve 121,5 mil inscritos, no ano seguinte houve ligeira queda para 114,5 mil e no Censo 2022 o volume foi para 118,8 mil matrículas.

Nos anos finais do ensino fundamental também existiu aumento de matrículas. No Censo 2020 ocorreram 86,1 mil inscrições, em 2021 foram 80,8 mil e em 2022 a quantidade de alunos foi de 82,6 mil.

Número de escolas – A quantidade de instituições particulares de ensino no Paraná retornou ao patamar pré-pandemia. Segundo o Censo 2020, foram registradas 2.419 escolas em situação ativa. No ano seguinte, esse número diminuiu para 2.399, e agora, o Censo 2022 mostra que a quantidade de escolas voltou a crescer e está no patamar de 2.415 unidades de ensino.

As informações são do Sinepe

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE