Leilão da iluminação pública será amanhã na Bolsa de Valores | aRede
PUBLICIDADE

Leilão da iluminação pública será amanhã na Bolsa de Valores

Batida do martelo acontece às 14 horas e marca a finalização da estruturação do projeto que prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública.

A iniciativa marca o início da nova etapa, onde será assinado o contrato e a Prefeitura de Ponta Grossa
A iniciativa marca o início da nova etapa, onde será assinado o contrato e a Prefeitura de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em ano de bicentenário, Ponta Grossa dá mais um grande passo de transformação e modernização. Após diversas etapas realizadas e cumpridas, o leilão da Parceria Público Privada – PPP de Iluminação Pública, acontece nesta quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. A iniciativa marca o início da nova etapa, onde será assinado o contrato e a Prefeitura de Ponta Grossa conhecerá a empresa que fará a implementação do projeto que prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, por led.

O leilão definirá a empresa vencedora, que vai gerir pelos próximos 13 anos, toda a iluminação pública de Ponta Grossa, com mais de 47 mil pontos de iluminação. Serão investidos cerca de R$ 114 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes. A empresa vencedora terá como prazo máximo de modernização de toda a iluminação de 20 meses.

“É um momento muito aguardado, a finalização de um longo trabalho que marcará a história de Ponta Grossa. Teremos diversos pontos de iluminação pública substituídos, o que vai trazer mais economia de energia, melhora na qualidade dos serviços, valorização dos espaços urbanos, além de ofertar maior sensação de segurança e qualidade de vida ao cidadão ponta-grossense”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

  "Teremos diversos pontos de iluminação pública substituídos, o que vai trazer mais economia de energia, melhora na qualidade dos serviços, valorização dos espaços urbanos, além de ofertar maior sensação de segurança e qualidade de vida ao cidadão ponta-grossense"

Elizabeth Schmidt Prefeita de Ponta Grossa
  

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que a PPP da imunização pública é um grande passo para a consolidação de Ponta Grossa como uma cidade inteligente. “Os benefícios das lâmpadas LED vão além, com destaque para a eficiência na iluminação pública, que pode gerar economia de até 40%, além de trazer mais segurança e a tele gestão. Sem dúvida é um projeto inclusivo e que trará melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos”, afirma.

O certame será às 14h e transmitido ao vivo pelo site da empresa Brasil Bolsa Balcão (B3), no endereço www.tvb3.com.br

Elizabeth Schmidt diz que é 'um momento muito aguardado o leilão'
 

Cidade inteligente

Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Essa substituição resultará em uma economia de mais de 44% de eficientização (redução da conta de energia) com substituição de 100% das lâmpadas antigas por tecnologia LED com atendimento pleno a norma e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico ao ano.

Além disso, mais de 800 faixas de pedestres contarão com uma iluminação exclusiva e mais de 12 mil lâmpadas terão monitoramento remoto, com atendimento da expansão anual e demanda reprimida no Município para iluminação pública.

Outro aspecto importante será a iluminação especial dos pontos históricos e turísticos da cidade, com impacto na valorização do patrimônio cultural, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo e a Praça da Barão do Rio Branco.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site consulta pública.

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos), e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Serviços Públicos, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE