Iesol-UEPG firma acordo de pesquisa com consórcio internacional | aRede
PUBLICIDADE

Iesol-UEPG firma acordo de pesquisa com consórcio internacional

O objetivo do projeto é avaliar o impacto social, político e econômico de Soluções Baseadas na Natureza (NBS) em dez países europeus

O objetivo do Consórcio é implementar nos países europeus participantes pequenos projetos econômicos e sociais
O objetivo do Consórcio é implementar nos países europeus participantes pequenos projetos econômicos e sociais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (Iesol), Programa de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), firmou parceria com o Consórcio Internacional Trans-Lighthouses, como membro observador. A novidade foi anunciada na última sexta(26), durante reunião no Gabinete da Reitoria. No encontro, a equipe apresentou a pesquisadora Beatriz Caitana da Silva, da Universidade de Coimbra, de Portugal. No dia seguinte à reunião, Beatriz apresentou o projeto aos membros da Iesol.

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), que atua em parceria com a Rede de Incubadoras Universitárias de Apoio e Fomento à Economia Solidária do Paraná (RIU-PR), convidou a Iesol a integrar o projeto devido às iniciativas da Incubadora em Ponta Grossa e região, no campo da  economia solidária, e que poderão ser empregadas no projeto Trans-Lighthouses.

O objetivo do projeto é avaliar o impacto social, político e econômico de Soluções Baseadas na Natureza (NBS) em dez países europeus. A parceria entre a RIU e o CES permitirá que a Iesol participe, como observadora, do desenvolvimento do projeto no período de 2023 à 2026. Além da UEPG, que representará o Brasil no projeto junto da Prefeitura de São Paulo e a Universidade de Brasília (UnB), participarão como observadoras universidades de outros sete países não-europeus, representando a Ásia, África e Américas.

A pesquisadora Beatriz Caitana da Silva explica que, durante o período da pesquisa, serão desenvolvidos e avaliados projetos econômicos sustentáveis nos países europeus participantes. “O grande papel da UEPG nesse projeto é a introdução do conceito de economia solidária e dos resultados concretos da sua implementação como referência para a implementação das Soluções Baseadas na Natureza nos países observados”. Ela avalia que o trabalho de economia solidária da Iesol e demais incubadoras são referências de excelência para o projeto. “A economia solidária pode promover soluções mais transformadoras, justas e inclusivas que buscamos em nosso projeto”, complementa.

“Para nós, essa participação é muito importante porque reconhece o trabalho que fazemos no dia a dia e mostra que conseguimos alcançar resultados positivos, que chamam atenção de outros projetos, como este”, celebra a coordenadora da Iesol UEPG, professora Reidy Rolim de Moura, do Departamento de Serviço Social. Para ela, participar em um projeto a longo prazo, como o consórcio Trans-Lighthouse, é uma honra e uma oportunidade de consolidar a extensão universitária da UEPG, que segundo ela é o “carro-chefe” da Universidade e impacta diretamente a comunidade.

O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, celebra o protagonismo que a UEPG, por meio da Iesol, terá durante a realização do projeto. “Fiquei muito feliz em receber a pesquisadora e a equipe Iesol, nessa aproximação entre instituições que sinaliza a importância da UEPG, em um contexto internacional, e que pode render futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos de impacto social em diferentes realidades”.

O Consórcio Trans-Lighthouse

O Consórcio Internacional Trans-Lighthouse é um projeto desenvolvido por universidades e instituições públicas de dez países europeus, com participação de sete não-europeus, com recursos do Programa de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, órgão responsável por executar planos e ações nos países membros da União Europeia. O objetivo do Consórcio é implementar nos países europeus participantes pequenos projetos econômicos e sociais fundamentados no conceito de Soluções Baseadas na Natureza, NBS em inglês. As NBS são ações de gestão de recursos naturais de forma que não aprofunde problemas ambientais. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE