PG gera 635 novos empregos e mantém saldo positivo | aRede
PUBLICIDADE

PG gera 635 novos empregos e mantém saldo positivo

Setores do comércio e de serviços foram os principais responsáveis por cidade apresentar terceiro mês consecutivo com mais contratações do que demissões em carteira assinada

Setores do comércio e de serviços foram os principais responsáveis por cidade apresentar terceiro mês consecutivo com mais contratações do que demissões em carteira assinada
Setores do comércio e de serviços foram os principais responsáveis por cidade apresentar terceiro mês consecutivo com mais contratações do que demissões em carteira assinada -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De acordo com dados atualizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ponta Grossa teve, no último mês de março, 635 novos empregos gerados. Resultado positivo é igual ao mês de fevereiro e coloca cidade pelo terceiro mês consecutivo com mais contratados do que demitidos. Principal destaque do mês foi o setor do comércio, com 305 novos empregos, após registrar dois meses seguidos com saldo negativo.

No balanço geral de admitidos e demitidos do mês, o setor do comércio corresponde a praticamente metade dos empregos gerados pela cidade, com 48%. Melhora em um setor vital para a economia ponta-grossense ajudou agrupamento do comércio a terminar o primeiro trimestre de 2023 com saldo positivo.  

Durante os primeiros dois meses do ano, houveram mais demissões do que admissões. Em janeiro, foram -222 vagas, enquanto fevereiro teve melhora, mas continuou com saldo negativo de 78 pessoas. Com a recuperação obtida em março no comércio, setor fecha primeiro trimestre com saldo positivo de cinco novos empregos, e maior número na geração de empregos desde novembro de 2021, quando empregou mais 336 pessoas.

Estabilidade

Assim como em fevereiro, o número de novos empregos registrados em Ponta Grossa se manteve igual, com 635. Depois de ter registrado um saldo negativo de menos 806 empregos em dezembro de 2022, primeiro trimestre finaliza com os três meses em saldo positivo e número de novos empregos chega a 1.461 na cidade. Assim como apontava tendência em fevereiro, setor de serviços lidera o primeiro trimestre de 2023, com 911 empregos, responsável por 62,3% das vagas.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, houve ganho considerável em novos empregos gerados. De janeiro a março do ano passado, Ponta Grossa gerou 621 empregos, valor inferior a soma de todos os setores que empegaram pessoas somente em março deste ano, com 635. Com quase 1.500 novos empregos neste trimestre, Ponta Grossa conseguiu mais do que dobrar o resultado do mesmo período do ano passado, em sinal claro de recuperação econômica depois dos efeitos da pandemia.

Outros setores

Apesar de serviço e comércio representarem 583 dos 635 novos empregos gerados em março na cidade, o grande agrupamento da agropecuária e da construção também apresentaram saldo positivo no período. Agro empregou formalmente mais 62 pessoas, enquanto a construção foi responsável por 49. Único setor com saldo negativo em março foi o da indústria, com -59 empregos.

13 mil empregos em todo o estado

O Paraná terminou o mês de março com saldo de 13.387 vagas de emprego com carteira assinada, melhor resultado do Sul e quinto melhor do País no período, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Na comparação com março do ano passado, o crescimento foi de 137%. Com esse resultado, o Paraná alcançou 44.618 vagas formais no primeiro trimestre do ano (fruto de 481.145 contratações e 436.527 demissões), quarto melhor resultado do Brasil. Paraná representou no período 8,5% do total de novos empregos do país.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE