Iluminação pública de PG entra na Bolsa de Valores
Na próxima terça (02), Prefeitura inicia a concorrência e vai receber as propostas de investidores para assumir a modernização do serviço
Publicado: 25/04/2023, 18:42
Já está programada para o mês de maio a concorrência para outorga de concessão administrativa para modernização da iluminação pública em Ponta Grossa. A entrega dos documentos necessários à participação ocorrerá na próxima terça (02) na sede da Bolsa de Valores(B3). A sessão pública do leilão acontece dia 11 de maio.
“O projeto de modelagem da concessão de iluminação pública de Ponta Grossa, através da parceria público privada, está extremamente bem elaborado, através de critérios técnicos. Além disso, contou com a estruturação junto à Caixa Econômica Federal e do fundo nacional de parcerias públicas privadas. Nós temos uma expectativa muito grande quanto à colocação da concessão na B3, isso propicia que a gente tenha acessos a outros investidores, inclusive de consórcios”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.
O parque de iluminação pública de Ponta Grossa conta hoje com mais de 46 mil pontos, dos quais cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED. Através da PPP, será possível ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida, e uma manutenção a longo prazo, que representará uma importante economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%.
Bolsa de Valores
Abrir a concorrência na Bolsa de Valores é um procedimento do Fundo de Apoio a Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP Caixa). “Esse procedimento traz mais transparência, credibilidade e visibilidade , trazendo concorrentes do Brasil e do exterior. Então, quando você coloca numa B3, você tem maior atratividade e maior divulgação, fazendo com que tenha maior concorrência, tendo mais vantagem para o município e a possibilidade que a gente tenha maiores empresas e com isso a gente consiga valores mais atrativos em termos de mercado”, detalha Mansani.
Concessão
A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública de Ponta Grossa terá duração de 13 anos e serão investidos cerca de R$ 60 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes. A modernização prevê ainda a implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular