PG garante maior número de vagas no Mais Médicos
Governo Federal publicou edital do novo programa Mais Médicos na terça (18), formalizando a destinação de 30 vagas para Ponta Grossa, que é a cidade com maior número de vagas no PR
Publicado: 18/04/2023, 18:26
Ponta Grossa é a cidade paranaense com maior número de vagas na portaria do novo programa 'Mais Médicos', do Governo Federal. Em publicação do Ministério da Saúde no Diário Oficial de terça (18), o governo confirmou que 30 dos 338 profissionais que serão contratados no Paraná atuarão em Ponta Grossa, conforme informação adiantada pelo deputado federal Aliel Machado (PV) na última semana.
“Com muito orgulho, representando a nossa cidade e a região dos Campos Gerais, nós tivemos hoje a confirmação do lançamento do edital e a disponibilização de 30 novas vagas para Ponta Grossa, o maior número de todo estado do Paraná, além de mais 17 para os municípios da região. Sempre que tive oportunidade, eu coloquei sobre a importância disso para nossa região e para Ponta Grossa, e reforcei a urgência em encontros recentes com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e também junto ao presidente Lula. Nós sabemos que a área da saúde é um dos grandes desafios, por isso o Governo Federal lançou e está recuperando nos termos do que era antigamente o programa Mais Médico”, comemorou o deputado federal.
No modelo anterior do programa, Ponta Grossa já era uma das cidades brasileiras com maior número de profissionais contratados, chegando a 60 médicos. O fim dos contratos e a saída dessas profissionais do corpo de servidores impactou diretamente no atendimento prestado à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Tenho certeza que com a chegada dos novos médicos, vamos ter uma mudança na qualidade do atendimento e na eficiência do serviço, fortalecendo o trabalho das nossas muito competentes agentes comunitárias de saúde, das equipes de enfermagem, equipes de endemias e todos aqueles que fazem parte desse grupo importante, que é o Programa Saúde da Família”, avalia Aliel.
TRÂMITE
O deputado explica que com a publicação do edital e aceite pela Prefeitura de Ponta Grossa, os médicos interessados, com prioridade àqueles formados no Brasil, podem se cadastrar no programa e indicar os locais que querem atuar. “Tendo o preenchimento dessas vagas, que têm a bolsa paga pelo Governo Federal, nossa expectativa é que até o início do mês de junho esses profissionais já celebrem os termos de compromisso e possam ser deslocados aos locais, para que eles possam iniciar os trabalhos e começar a atender nossa população lá nas unidades de saúde”, detalha.
CONQUISTA
Outra notícia para a saúde é a assinatura do PLN que garante orçamento para o Piso Nacional da Enfermagem. “Essa é uma luta nossa desde o início do nosso primeiro mandato, em 2015, e que acompanhamos passo a passo .
A valorização da categoria é fundamental. Durante pandemia esses profissionais foram lutadores incansáveis no atendimento à população”, defendeu o deputado.