Projeto 'Vizinhança Segura' é lançado em PG
O projeto está sendo implantado na região do Jardim Amália, e servirá como referência para a criação de outros grupos envolvendo a comunidade e as forças de segurança na cidade
Publicado: 17/04/2023, 17:49
A Prefeitura de Ponta Grossa lançou, nesta segunda-feira (17), o projeto piloto ‘Vizinhança Segura’. A iniciativa já está sendo implantada na região do Jardim Amália, no Cará-Cará, e servirá como referência para a criação de outros grupos envolvendo a comunidade e as forças de segurança na cidade.
"A criação do Vizinhança Segura é um grande passo na proteção das nossas crianças e irá somar às outras medidas que já estamos desenvolvendo, como a criação de um grupo específico de agentes para atuarem nas escolas e o reforço das ações de patrulhamento da Guarda Civil Municipal na imediações das instituições, a revisão dos protocolos de entrada e saída, a implantação de um sistema de botões do pânico e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras. Dessa forma, vamos fortalecendo cada vez mais as ações destinadas para que nossas crianças, que são nosso maior patrimônio, tenham muita segurança e tranquilidade ao frequentar nossas Escolas e Cmeis”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o projeto tem como principal objetivo ampliar os laços entre a comunidade e as forças de segurança, contribuindo assim para a identificação de situações potenciais e diminuindo o tempo de resposta dos agentes.
“A liderança do bairro vai ter acesso direto junto aos nossos agentes para passar informações sobre o bairro e de segurança. Sabemos que hoje os grupos de mensagens entre os moradores já existem e nós estamos potencializando isso”, explica.
Para a presidente da Associação de Moradores do Jardim Amália, Eliane Aparecida Fernandes, a integração entre a população e o Município é muito importante. “Para nós é excelente. Hoje a gente tem algumas câmeras no bairro que são monitoradas por nós e agora vão ser monitoradas pela Guarda Civil Municipal, então, para nós é uma segurança bem maior”, comenta.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Izolde Hilgemberg de Oliveira, as equipes escolares já promovem um trabalho constante no intuito de promover a segurança dos alunos. Ela também destaca a integração com as equipes das forças de segurança, medida essencial para a aplicação e desenvolvimento de medidas eficientes de prevenção e proteção da comunidade escolar.
“Essa integração é excelente. Nunca houve um entrosamento tão grande entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. Eles estão dando todo apoio para gente nesse momento e isso é fundamental”, afirma.
NUPDEC
Além da criação do projeto Vizinhança Segura, a Prefeitura também anunciou o início das atividades do NUPDEC (Núcleo de Proteção e Defesa Civil). A iniciativa levará informações e palestras para a comunidade no intuito de orientar sobre como proceder em situações de chuvas, vendavais, deslizamentos, alagamentos, além de noções de primeiros socorros, entre outros.
O Jardim Amália também será o primeiro local a receber o projeto, que deve ser estendido a outras regiões na sequência.