Grupo de pais se manifesta por mais segurança nas escolas
Mães e pais reivindicam medidas imediatas para aumentar a segurança no ambiente escolar, com Guarda Municipal e Polícia Militar nos ambientes
Publicado: 17/04/2023, 16:15
Um grupo de aproximadamente 30 mães, pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar, esteve organizado em manifestação na tarde de hoje (17) reivindicando mais segurança nas escolas. A “Manifestação pela Segurança” foi organizada em um grupo no WhatsApp, criado na última quarta-feira (12), que já possui mais de 600 participantes.
No início da tarde, por volta das 13h, o grupo esteve em frente à sede da Prefeitura de Ponta Grossa, com cartazes que pediam 'Mais segurança, menos ignorância', 'Implantação das medidas de segurança urgente' e 'vidas valem mais que patrimônio', pedindo Polícia Militar e Guarda Municipal em cada escola. Representantes do grupo foram recebidos pelo vice-prefeito, Capitão Saulo.
Na sequência, o grupo se mobilizou para acompanhar a sessão na Câmara de Vereadores, que foi tumultuada devido proposta do vereador Felipe Passos, um projeto de lei para que a Prefeitura contrate seguranças armados para as escolas e Cmeis. Conforme outros parlamentares apontaram durante a discussão, a proposta é inconstitucional.
Durante a sessão, o presidente da Casa, vereador Filipe Chociai, anunciou a realização de uma audiência pública para debate sobre o tema na próxima quarta (19), após a sessão ordinária. Até o momento, entretanto, ainda não houve convocação oficial para a audiência ou informações sobre a presença de autoridades, como representantes da Prefeitura.
Medidas
Na última sexta (14), a prefeita Elizabeth Schmidt anunciou novas medidas destinadas ao reforço da segurança em Escolas e Cmeis do Município. As ações incluem adequações nos protocolos da Guarda Civil Municipal, vistorias e identificação de pontos vulneráveis nas instituições, qualificação de equipes, monitoramento por câmeras, rotinas de segurança nas entradas e saídas com registro de acesso e identificação facial, além da criação do Observatório da Criança e do Adolescente, órgão destinado ao suporte e acompanhamento de políticas públicas de segurança.