Setor de serviços contrata e puxa número de empregos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Setor de serviços contrata e puxa número de empregos em PG

Com 616 novos postos gerados em fevereiro, cidade aparece na sexta colocação do Paraná

Com 616 novos postos gerados em fevereiro, cidade aparece na sexta colocação do Paraná.
Com 616 novos postos gerados em fevereiro, cidade aparece na sexta colocação do Paraná. -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ponta Grossa apresenta saldo positivo entre admitidos e demitidos no mês de fevereiro e emprega formalmente mais 619 pessoas. Número deixa a cidade na sexta posição dentro do estado do Paraná, à frente de cidades como São José dos Pinhais e Pinhais, principais municípios que cercam a capital Curitiba. Setor de serviços foi o que mais impulsionou vagas na cidade.

Foram 4.829 admissões registradas em fevereiro de 2023 na cidade, contra 4.210 desligamentos. A variação relativa, que calcula a mudança em relação ao último mês de análise (no caso do Caged, de janeiro a fevereiro) foi de 0,66% positiva. Já no acumulado dos dois primeiros meses deste ano, Ponta Grossa admitiu quase 10 mil novos trabalhados, com 9.323. Saldo no período também é positivo, com 797 novos postos ocupados por trabalhadores.

No período que reúne os últimos 12 meses, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, Ponta Grossa admitiu 53.395 trabalhadores e desligou 49.637, o que deixa um saldo positivo de 3.758 novos empregos. A variação relativa neste período também foi positiva, com 4,12%.

No entanto, em fevereiro o número de novos empregos gerados foi menor do que no mesmo período de 2022. No ano passado, segundo mês do ano registrou saldo de 626 empregos formais, sete a mais do que o atual ano. No acumulado de janeiro e fevereiro, por outro lado, 2023 empregou 62 pessoas a mais. Os números próximos nos primeiros meses de análise de cada ano refletem comportamento econômico, que costuma registrar mais demissões em dezembro, poucas mudanças em janeiro e geralmente números recordes no mês seguinte.

Ponta Grossa tem, atualmente, 94 mil postos de empregos formais, dentre os diversos setores empregatícios da cidade. O setor de agropecuária, em 2023, teve mais desligamentos do que admissões, com menos três pessoas empregadas. Padrão segue na indústria (-39 pessoas) e comércio (-180). Este último resultado, inclusive, vai na contramão do estado. Segundo o Caged, Paraná é o estado que mais empregou pessoas no comércio em todo o Brasil no mês de fevereiro, com 2.141 empregos. Único setor a apresentar saldo positivo em Ponta Grossa foi o de serviços, 492 empregos gerados, 409 somente em fevereiro.

Balanço no Paraná

O Paraná criou 24.081 novas vagas de emprego em fevereiro deste ano, segundo o Caged. No resultado acumulado do ano, foram 30.873 vagas criadas. De acordo com o relatório, as pequenas empresas foram responsáveis pela maioria das vagas de emprego, com 93% das admissões.

Ponta Grossa ficou atrás apenas de Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo e Cascavel na relação de saldo positivos de vagas de emprego. Com os mais de 24 mil empregos gerados em fevereiro, Paraná praticamente quadruplicou número de novas vagas de um mês para outro em 2023.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE