PG terá semáforos em passagens de nível com sensores | aRede
PUBLICIDADE

PG terá semáforos em passagens de nível com sensores

Tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo visa aumentar a segurança nos cruzamentos entre vias municipais e a linha férrea

Equipamento foi instalado na Rua Visconde de Sinimbú, na região da Boa Vista e Palmeirinha
Equipamento foi instalado na Rua Visconde de Sinimbú, na região da Boa Vista e Palmeirinha -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeitura de Ponta Grossa e a Concessionária Rumo iniciaram na última sexta-feira (7) a fase final de implantação de passagens de nível sensoreadas no município.  O trabalho consiste na implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens, bem como a instalação de semáforos em dois cruzamentos em que há maior incidência de acidentes: as ruas Sabiá e Visconde de Sinimbú.

No próximo semestre, a passagem em nível da Avenida Monteiro Lobato também deve receber a instalação do equipamento. Entre 2019 e 2022, esses locais contabilizaram 14 acidentes. Os semáforos ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias. O objetivo é que motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos vão funcionar habitualmente. “Nos últimos meses, temos desenvolvido ações conjuntas de educação para o trânsito com foco específico nas passagens de nível. Neste sentido, a instalação desses dispositivos vem somar de forma muito positiva, contribuindo para reforçar a segurança da população que transita nas regiões próximas a linhas férreas”, destaca o superintendente de trânsito e segurança viária da Prefeitura Ponta Grossa, João Rodrigo Pontes. Tecnologia Pioneira

As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo, maior concessionária de trens do Brasil. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. A empresa busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Antes de Ponta Grossa, a empresa concentrou os testes em duas passagens em nível nos municípios de Jandaia do Sul e Curitiba, respectivamente, locais em que obteve resultados positivos. Abaixo, algumas dicas importantes para manter a segurança da população em locais onde há passagem de trens: Dicas de segurança:

Motoristas

Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando - Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva) - Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima. - Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.  

Pedestres:

Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização. - Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento. - Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia. - Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.

 Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE