Aliel conquista mais 30 novos médicos para Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Aliel conquista mais 30 novos médicos para Ponta Grossa

Parlamentar teve a confirmação das vagas após reunião com a ministra da Saúde na semana passada

VÍDEO
Aliel esteve com a ministra da Saúde, Nísian Trindade, na semana passada para tratar sobre o programa | Autor: Divulgação

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV) confirmou nesta terça-feira (11) que Ponta Grossa terá mais 30 médicos contratados através do novo Mais Médicos. O Programa, que passou a se chamar Mais Médicos para o Brasil, foi relançado pelo Governo Federal e deverá ofertar 5 mil vagas de reposição já no primeiro semestre para todo o país. De acordo com o deputado, que esteve com a ministra da Saúde, Nísian Trindade, na semana passada para tratar sobre o programa, o Paraná deverá ter cerca de 330 vagas para 151 municípios. Destas, Ponta Grossa terá quase 10% do total. Aliel também já havia tratado do tema em conversa com o presidente Lula no mês passado.

Durante a conversa com a ministra na semana passada, o parlamentar reforçou a importância da contratação e também da reposição de profissionais para os municípios. Na ocasião, Aliel falou que a contratação de médicos, especialmente para as pequenas cidades, sempre foi um problema enfrentado pelos gestores. "Seja pela falta de estrutura para trabalhar ou pelo salário ofertado, muitas vezes considerado insuficiente, a população sofre com a falta de atendimento básico nos municípios. Temos acompanhado esta dificuldade nos municípios onde atuamos”, destacou Aliel. No ano passado, por intermédio do deputado, o  Ministério da Saúde encaminhou cinco novos médicos que já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde em Ponta Grossa.

O Mais Médicos foi uma marca do Governo Lula, que havia sido deixada de lado pelo governo anterior. Para Aliel, esses profissionais são fundamentais para o atendimento à população que mais precisa. “Só quem sofre com a falta de médicos sabe da importância que esse programa tem. Aqui em Ponta Grossa, onde mais 30 profissionais devem atuar, há vários lugares que não tem médico para atender a população. Uma mãe com um filho doente precisa muitas vezes faltar ao serviço, percorrer grandes distâncias se quiser conseguir atendimento. Mesmo com todo o esforço da administração municipal para atender essa demanda. Esperamos que essas contratações voltem a normalizar a situação da saúde na cidade”, disse ele.

  "Seja pela falta de estrutura para trabalhar ou pelo salário ofertado, muitas vezes considerado insuficiente, a população sofre com a falta de atendimento básico nos municípios. Temos acompanhado esta dificuldade nos municípios onde atuamos"

Aliel Machado Deputado Federal

A Medida Provisória que prevê a reposição de profissionais já está em vigor, faltando apenas o edital para as contratações, o que deve acontecer nos próximos dias. “Isso significa que logo teremos essa reposição de mais médicos para os locais que representamos. Nosso mandato sempre faz o possível, destinando recursos para custeio da saúde, que alivia o fluxo de caixa da prefeitura, e também para a compra de materiais para hospitais e Unidades de Saúde. Mesmo assim, é fundamental ter um projeto como o Mais Médicos, que certamente facilitará essa contratação de novos profissionais”, disse o deputado. O Governo ainda deverá lançar no segundo semestre novo edital para a contratação de mais 5 mil novos médicos.

O mandato do deputado federal sempre teve uma atenção especial na área da Saúde. Somente nos dois primeiros mandatos já foram mais de R$ 140 milhões em emendas destinadas para investimento em políticas de saúde pública para a população paranaense.

“É preciso dar uma atenção especial à saúde, pois se trata de amenizar o sofrimento e salvar vidas. Por isso sempre procuramos destinar emendas parlamentares para a área. Seja para a compra de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde ou para custeio, para ampliação ou construção de novos espaços, nós sempre estamos atentos a essas demandas”, disse Aliel.

Entre as ações do mandato para a saúde, destaca-se a inauguração, no auge da pandemia, do novo prédio do Hospital Universitário  (HU-UEPG). O novo prédio foi construído com uma emenda de R$ 4 milhões destinados através do mandato do parlamentar e possibilitou o atendimento 100% Covid-19 no prédio principal. Foi a maior emenda parlamentar individual já indicada por um deputado federal para Ponta Grossa. Além disso, durante a pandemia, Aliel conquistou a destinação de mais respiradores para hospitais e o credenciamento de novos leitos de UTI para atender a população.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE