Prefeitura inaugura Acervo Municipal de Obras de Arte | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura inaugura Acervo Municipal de Obras de Arte

O espaço foi todo remodelado e apresenta uma estrutura adequada para a exposição e guarda das mais de 700 obras de arte

Acervo apresenta mais de 700 obras adquiridas ao longo dos anos
Acervo apresenta mais de 700 obras adquiridas ao longo dos anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Será inaugurado na noite desta terça-feira (11) o ‘Acervo Municipal de Obras de Arte’. O evento acontece a partir das 19h30, com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal e dos conselheiros do Conselho de Política Cultural. A nova unidade cultural foi instalada em anexo ao Centro de Cultura, na Rua Augusto Ribas, 722.

O espaço foi todo remodelado e apresenta uma estrutura adequada para a exposição e guarda das mais de 700 obras de arte que pertencem ao Município. “O objetivo do espaço é oferecer acesso à comunidade para conhecer as obras e para realização de estudos e ações educativas, destinando mais um espaço especificamente às artes visuais”, explica o secretário Alberto Portugal.

O acervo conta com obras adquiridas ao longo da história da cidade, como resultado de premiações, aquisição em salões de arte, de concursos e editais, ou doadas por artistas. Essas obras tiveram momentos difíceis em se tratando de conservação, conforme explica a curadora do espaço, Mariângela Digiovanni. Isso por conta de falta de espaço e de condições adequadas para mantê-las. “Na atual gestão, surgiu a proposta de fazer a galeria do Acervo, que pode ser mostrado ao público mas, principalmente, para as obras terem saúde, porque elas precisam respirar e ter condições adequadas de preservação”, explica Digiovanni.

No Acervo de Obras de Arte do Município, as pinturas estão expostas adequadamente depois de terem passado por uma curadoria. “O observador terá condições de absorver a beleza de cada quadro. Ficou maravilhoso o espaço”, comemora a curadora, lembrando que muitas peças ainda precisam de restauro, trabalho que continuará a ser feito.

Espaços culturais

A Prefeitura inaugurou, em 2021, o Setor de Artes Visuais do Ponto Azul, com ateliê e salas de exposições. Recentemente, também deu à coletividade o Centro de Criatividade, voltado à prática criativa. Agora, a proposta é que nesse novo espaço as obras possam ficar armazenadas em exposição permanente, além de ser um local de tratamento daquelas com patologias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE