Câmara Jovem de PG inicia atividades com estudantes em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Câmara Jovem de PG inicia atividades com estudantes em 2023

Programa retoma atividades em parceria com a Vara da Infância e Juventude

Os vereadores jovem de Ponta Grossa irão discutir e deliberar de maneira simulada proposições
Os vereadores jovem de Ponta Grossa irão discutir e deliberar de maneira simulada proposições -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Poder Legislativo de Ponta Grossa realizou na tarde desta terça-feira (4) um treinamento para os estudantes do ensino médio da rede pública e particular que foram eleitos em 2022 para o Programa Câmara Jovem, através do Programa Eleitor do Futuro, executado pela Vara da Infância e Juventude/PG, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A iniciativa de simulação de parlamento acontecerá até o final deste ano, na Câmara Municipal.

No treinamento foi explicado para os estudantes e para os coordenadores das escolas participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e o papel deles, enquanto parlamentares eleitos em suas instituições de ensino para edição 2023, o trabalho que será realizado pelos vereadores jovens no decorrer deste ano e as regras para a participação. 

“O momento é de muita alegria de retomar o Programa Câmara Jovem. Entendemos que é função do Poder Legislativo atrair a atenção da população para o trabalho realizado pelos vereadores. Por isso, uma iniciativa que garante essa imersão através da simulação do cotidiano parlamentar é um legado a ser deixado para as futuras gerações com a criação de novas lideranças, que um dia, poderão estar aqui neste plenário, representando a população e decidindo os rumos da nossa cidade, como fazemos atualmente”, disse o presidente da Casa, Filipe Chociai. 

Já o vereador Geraldo Stocco, um dos autores do projeto que criou a lei municipal do Câmara Jovem, em 2017, destaca que o projeto Câmara Jovem é fundamental para a inserção de jovens na política, além de reforçar a educação política através destas novas lideranças. “Eu mesmo entrei na política após um movimento de ruptura, as jornadas de Junho em 2014. Fico muito feliz em ser autor da lei que regulamenta o projeto e ajudar no seu desenvolvimento. Quero que muitos jovens façam o mesmo caminho que eu fiz e possam também fazer política de forma institucional, representando outras minorias e suas comunidades", afirma. 

Nesta edição do Programa Câmara Jovem participam estudantes eleitos no Colégio Estadual Professor Colares, na Escola Estadual Frei Doroteu de Pádua, no Colégio Estadual Cívico Militar General Antônio Sampaio, no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, no Colégio Estadual Polivalente, no Colégio Sagrada Família em suas três unidades e no Colégio Sepam. 

A partir deste mês até outubro, nas últimas quintas-feiras do mês, no Plenário da Câmara, os vereadores jovem de Ponta Grossa irão discutir e deliberar de maneira simulada proposições como Indicações, Requerimentos, Moções e até Projetos de Lei, seguindo os moldes do parlamento convencional. 

Os estudantes receberam uma cartilha da Câmara em que são explicados os principais tópicos sobre o funcionamento do Poder Legislativo, com o intuito de ser um material de apoio para o exercício da função de vereador jovem no mandato que encerra no final deste ano. 

“Prezamos pelo fortalecimento institucional e pela aproximação da população com a Câmara Municipal. Desta forma, vamos reverberar conhecimento sobre o Poder Legislativo e cidadania para o povo ponta-grossense”, finaliza o presidente da Câmara, Filipe Chociai. 

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE