Semana Santa em PG terá encenação e caminhada
Paróquia Nossa Senhora de Fátima retoma teatro após três anos
Publicado: 31/03/2023, 19:13
A programação da Semana Santa em Ponta Grossa promete novidades e muitas atrações para o devoto católico. Em 2023, tradicional encenação da Paixão volta para o roteiro religioso neste domingo (2), com espetáculo que reproduz os últimos passos de Jesus na Terra. Já a Caminhada da Penitência, na Sexta-Feira Santa (7), terá percurso reduzido este ano.
Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o consagrado espetáculo da Diocese esteve suspenso em 2020, 2021 e 2022. Desta vez, devotos poderão acompanhar por duas horas o espetáculo no campo atrás da matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Cipa, no bairro Oficinas, a partir das 19h30 do domingo.
Cerca de 120 membros da paróquia participam do evento, que envolve a coordenação, os responsáveis pelo cenário, a equipe de figurino e a de divulgação. “São quatro costureiras que estão fazendo roupas novas e costurando as peças que precisam de reparos”, comenta o coordenador da comunidade matriz e um dos coordenadores do evento, Renan Bianco.
Quem quiser acompanhar a encenação pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado à Campanha da Fraternidade de 2023. “Com a equipe atual, faz quatro anos que estamos organizando. A última vez que fizemos foi em 2019, antes da pandemia, quando a encenação reuniu em torno de cinco mil pessoas”, diz.
Apesar de não ter sido realizado o espetáculo nos últimos anos, a expectativa é de que em 2023 ao menos 5 mil pessoas compareçam, entre moradores da cidade e visitantes. Além do teatro em Ponta Grossa, mais duas cidades da região terão espetáculos nesta Semana Santa. Em Irati, com o grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora da Luz; E em Castro, na paróquia São Judas Tadeu.
Percurso menor na Caminhada da Penitência
A Sexta-feira Santa traz uma novidade para a edição de 2023. Ao invés dos tradicionais 16 km de trajeto partindo da Paróquia do Senhor Bom Jesus até a Capela Santa Bárbara, os fiéis seguirão do mesmo local de início, mas desta vez irão finalizar a caminhada na Capela Imaculado Coração de Maria, no Jardim Paraíso, totalizando 5,5 km.
O objetivo do percurso é lembrar o sofrimento de Jesus Cristo no caminho até o Calvário, através de orações, cânticos religiosos e sacrifícios. A caminhada vai iniciar às 6h30, em frente à matriz, passando pelas capelas Santa Clara e Nossa Senhora das Graças e finalizando no Jardim Paraíso.
A caminhada existe desde 1983 e, em sua 37ª edição, terá novo percurso e regras. Dentre as justificativas, estão limitação quanto à estrutura, número de voluntários e dificuldade em conseguir ônibus para o retorno das três mil pessoas que costumam participar.
Nesta caminhada, 14 grupos irão carregar uma cruz, cantar e rezar. Nas paradas entre capelas, o frei José Tosta, pároco da Senhor Bom Jesus, fará uma reflexão. Haverão dois postos com água e banheiro, no meio e no fim do trajeto.