Alunos da UEPG são acusados de possível caso de racismo | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da UEPG são acusados de possível caso de racismo

Troca de mensagens ocorreu em grupo de WhatsApp, entre alunos do curso de Jornalismo. Universidade encaminhou denúncia à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e à Ouvidoria

As mensagens teriam circulado na manhã de quinta-feira (23)
As mensagens teriam circulado na manhã de quinta-feira (23) -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram acusados de possíveis atos racistas nesta sexta-feira (24). A situação ocorreu via redes sociais, durante uma troca de mensagens entre alunos em um grupo de WhatsApp. A reportagem do Portal aRede e Jornal da Manhã teve acesso ao teor das conversas (Confira os prints acima). As mensagens teriam circulado na manhã de quinta-feira (23).

Em nota oficial, a UEPG se posicionou sobre o caso. “A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que ao tomar conhecimento, via redes sociais, de um possível caso de racismo num grupo de mensagens de alunos do curso de jornalismo, encaminhou a denúncia à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e à Ouvidoria. A instituição reforça que tem atuado ativamente contra o racismo, no atendimento e processamento de denúncias, além do desenvolvimento de campanhas contínuas sobre o tema”, diz o comunicado enviado à imprensa.

O Departamento de Jornalismo da UEPG repudiou os atos e segue acompanhando os desdobramentos. "O caso já está sob monitoramento da coordenação do Curso e também da chefia do Departamento de Jornalismo, que irão acompanhar os trâmites institucionais. O Curso de Jornalismo sempre combateu práticas racistas e preconceitos de classe, gênero, sexualidade, entre outros, e continuará realizando atividades pedagógicas de caráter educativo para os estudantes e a comunidade universitária", diz um dos trechos da nota publicada no Instagram.

A Associação Atlética de Jornalismo (AAJ/UEPG) também se pronunciou. “Esses atos e comportamentos realizados pelos alunos são inadmissíveis e completamente reprováveis para o bom convívio dentro da sociedade. O curso de jornalismo da instituição, historicamente envolto por pautas sociais de equidade e diversidade na região dos Campos Gerais, não compactua com as atitudes criminosas de tais calouros. A AAJ/UEPG se solidariza com aqueles que foram constrangidos e ofendidos com tais atos feitos por esses alunos e segue com o compromisso do curso em lutar contra qualquer tipo de preconceito com as minorias e grupos sociais historicamente discriminados”, diz um trecho da nota oficial, publicada nas redes sociais.

Caso semelhante ocorreu no ano passado

Outra situação semelhante envolvendo estudantes da UEPG ocorreu recentemente. O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa decidiu pela exclusão do quadro discente da instituição dos sete acadêmicos do curso de Agronomia denunciados pela prática de racismo em grupos de mensagens. O inquérito disciplinar, instaurado em setembro, foi concluído em 22 de dezembro e a decisão encaminhada ao Ministério Público do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE