‘Encontrão do Apostolado’ atrai mil pessoas em PG | aRede
PUBLICIDADE

‘Encontrão do Apostolado’ atrai mil pessoas em PG

Via Sacra cantada foi um dos destaques da programação, que teve a bênção das fitas dada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi

O bispo é presença indispensável no ‘encontrão’
O bispo é presença indispensável no ‘encontrão’ -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

 ‘No coração da Igreja, serei o amor! ’ Esse foi o tema do 37º Encontro Diocesano do Apostolado da Oração que encantou a todos, no último domingo (19), com belos momentos de oração, Adoração e devoção a Maria, a São José e ao Sagrado Coração de Jesus. Uma Via Sacra cantada foi um dos destaques da programação, que teve a bênção das fitas dada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, durante a Santa Missa de encerramento. Mais de mil integrantes do movimento, de toda a Diocese, vieram para o encontro, que voltou a acontecer presencialmente, depois de três anos.

 O ‘encontrão’ aconteceu durante todo o dia, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no Bairro de Uvaranas em Ponta Grossa. Padre Delsi Zamboni, assessor espiritual do Apostolado da Oração, lembrou que o encontro acontece uma vez por ano, composto de momentos formativos, mas também de confraternização, de reencontro. “Este ano, tivemos a Via Sacra dialogada, cantada, um exercício de piedade neste momento de Quaresma, uma boa preparação para a Páscoa”, enfatizou o padre, afirmando que o encontro acaba servindo também para despertar o encanto pelo movimento dentro da Igreja. Além da palestra com padre Delsi, à tarde, houve as falas de padre Sérgio Rocha e do frei José Ferreira da Silva.

A entrada das bandeiras abriu a programação
A entrada das bandeiras abriu a programação |  Foto: Diocese
  

     “No Apostolado da Oração, as pessoas fazem um oferecimento diário, ao rezar pelas necessidades da Igreja. Em primeiro lugar, do Santo Padre e, depois, da Igreja Particular. Junto com esse momento de oferecimento há participação na Santa Missa, devoção ao Sagrado Coração de Jesus, visitas a enfermos, envolve várias ações”, explicava o padre. De acordo com padre Delsi, todos podem participar. “Quase todas as paróquias da Diocese contam com um grupo do Apostolado da Oração. É só procurar na sua comunidade”.

     Norma Suely Pires Siemieniaco, coordenadora diocesana do Apostolado da Oração, estava muito feliz e emocionada. “Estamos com mais de mil pessoas participando. Vieram animadas, depois de três anos sem o encontro presencial. Todos com fervor do coração de Jesus”, destacou. Norma contou que Santa Terezinha é a padroeira internacional do movimento e, esse ano, marca os 150 anos de seu nascimento. “Tivemos uma homenagem especial a ela e a São José. Geralmente, os encontros caem ou no dia ou próximo do dia de São José. Já teve situações em que houve homenagem a Nossa Senhora, a São José e ao Sagrado Coração de Jesus, a família completa”, brincava a coordenadora.

      Antes da pandemia, pelo último levantamento feito, na Diocese, eram quase 5.600 membros do Apostolado da Oração. Ainda que tenha havido muitas baixas devido a Covid, já que a maioria dos integrantes é formada de senhoras mais velhas, novos participantes se juntaram ao movimento e há muita intenção demonstrada em pelo menos três capelas e paróquias de criação do Movimento Eucarístico Jovem do Apostolado, o Meje, informou Norma. “Vamos acolher essas crianças e adolescentes. As comunidades estão trabalhando para isso, com a escolha de um casal para dar as orientações iniciais para os jovens, que vão assumir o movimento. Pode ser criado o primeiro Meje este ano aqui na Diocese", adiantou.

Mais de mil integrantes, ansiosos pelo reencontro, participaram
Mais de mil integrantes, ansiosos pelo reencontro, participaram |  Foto: Diocese
  

      "Ser do Apostolado é estar, preencher sua vida com o coração de Jesus. Sua jornada se torna tranquila, o fardo se torna leve. Só quem vive, quem sabe é quem pode descrever o que é ser do Apostolado da Oração e do Sagrado Coração. Não há situação que você não esteja firme para enfrentar. É uma coisa grandiosa, um fervor muito grande”, enalteceu. A coordenadora contou que estão sendo feitas visitas nas capelas e paróquias para reanimar os grupos “e voltar com toda a garra”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE