Coletivo do Psol quer mudar Av. Vicente Machado para Corina Portugal | aRede
PUBLICIDADE

Coletivo do Psol quer mudar Av. Vicente Machado para Corina Portugal

Proposta será protocolada nesta semana na Câmara Municipal

A Avenida Vicente Machado é uma das principais vias do centro urbano de Ponta Grossa.
A Avenida Vicente Machado é uma das principais vias do centro urbano de Ponta Grossa. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Mandato Coletivo do Psol de Ponta Grossa irá protocolar amanhã (8), um Projeto de Lei que altera a denominação da atual Avenida Vicente Machado para Corina Portugal.

Corina Antonieta Portugal, natural do Rio de Janeiro, casou-se com 15 anos com Alfredo Marques Campos, onze anos mais velho, que descontava em Corina suas frustrações potencializadas pela dependência do álcool e dos jogos, e a assassinou em abril de 1889, sem motivos, com 32 punhaladas. 

Vicente Machado, na época deputado provincial foi o advogado de defesa de Campos, e teria inventado a traição para livrá-lo da condenação. À época, a opinião pública apoiou o criminoso considerando que ele agiu para defender sua honra. Através de cartas divulgadas pelo doutor João Menezes Dória, desafeto político de Vicente Machado, que acusou de ser o amante de Corina Portugal,  a verdade veio à tona e a vítima de feminicídio passou a ganhar seus primeiros admiradores, e o viúvo da jovem cometeu suicídio. 

Corina Portugal foi sepultada no Cemitério Municipal São José. Muitas pessoas recorrem à ela para fazerem pedidos e graças, onde sua simples sepultura sempre está coberta com flores frescas e velas acesas. É vista por muitos ponta-grossenses, como santa não canonizada. 

Segundo a porta voz do Mandato Coletivo do Psol, Josi Kieras, a apresentação do projeto de lei “atende à reivindicação de amplos setores da sociedade que buscam o resgate histórico da pessoa de Corina Portugal”. Para a vereadora Ana Paula Melo, “Corina é a figura mais emblemática de toda a região na luta contra o feminicídio e a escolha do Dia Internacional da Mulher para protocolar o projeto de lei é uma forma de homenagea-lá". 

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE