UEPG prepara atividades de acolhida para ano letivo de 2023
Para a pró-reitora, a acolhida é, acima de tudo, um grande evento festivo para comemorar o fato de alunas e alunos estudarem na instituição
Publicado: 06/03/2023, 17:41
Calouros e veteranos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vão iniciar o ano letivo de 2023 com atividades de acolhida. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a instituição estabeleceu um cronograma entre 09 e 10 de março, nos dois Campi de Ponta Grossa e três turnos.
O cronograma divide os 39 cursos em horários – das 8h às 09h30; das 10h às 12h; 13h30 às 15h; 15h30 às 17h; 19h às 20h30; e 20h45 às 22h, levando em conta os turnos de cada curso e local de estudos. Os alunos podem conferir qual horário do seu curso no link aqui. Em 2023, além da tradicional atividade de Acolhida Institucional; no PDE, Campus Uvaranas e Grande Auditório, Campus Central, a Prae conta com parcerias entre órgãos, projetos, programas de extensão e estudantes para realizar atividades nos dois dias.
“A ideia é desde o início da jornada acadêmica demonstrar ao estudante que a Universidade é um lugar de diversidades, de oportunidades e de protagonismos em diversas áreas”, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ione Jovino. As atividades são de livre adesão dos alunos. “Cabe a cada um saber aproveitar tudo o que a Universidade oferece, protagonizando a sua própria história na instituição. Queremos que o calouro se sinta acolhido, animado e muito feliz com o fato de estar na UEPG, afinal essa será sua casa durante os próximos anos de sua vida”, complementa.
Para a pró-reitora, a acolhida é, acima de tudo, um grande evento festivo para comemorar o fato de alunas e alunos estudarem em uma instituição e pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. “A UEPG se enriquece e cresce como instituição todos os anos com a chegada de seus novos estudantes. Por isso, reforçamos para que todos fiquem atentos à programação e aproveitem. Tudo foi pensado com muito carinho para recebê-los”.
A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Marcela Teixeira Godoy, conta que a equipe priorizou o protagonismo estudantil na condução das atividades. “Demos prosseguimento a uma ação iniciada na Acolhida Institucional de 2022 e abrimos um edital por meio do qual os estudantes podiam trazer suas propostas para esse momento tão importante na UEPG”, completa. As propostas foram incorporadas, com palestras, tour pelo campus, apresentações musicais, confraternização e apresentação de principais informações aos calouros. A programação completa, com horários para cada curso e turno, está disponível aqui.
Com informações da Assessoria de Imprensa.