Aliel Machado vai a Israel para conhecer tecnologia do país
O deputado federal ponta-grossense acompanha uma comitiva de parlamentares brasileiros no Oriente Médio. Entre 2021 e 2022, Aliel presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados
Publicado: 03/03/2023, 19:54
Em viagem internacional juntamente com outros parlamentares e lideranças, o deputado federal ponta-grossense Aliel Machado (PV) está em Israel, nesta semana, para conhecer os investimentos em tecnologia e inovação do país. A comitiva busca trocar experiências e informações a respeito do crescimento tecnológico de Israel e os aprendizados servirão como base para as discussões no Congresso Nacional. Aliel foi convidado a integrar a viagem por ter presidido a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados entre 2021 e 2022.
No país do Oriente Médio, foram visitadas as instalações da Israel Aerospace Industries (IAI), empresa líder no setor aeroespacial e de defesa israelense, e o Centro Peres para a Paz e Inovação.
“A tecnologia e a inovação devem servir para melhorar a vida das pessoas, para melhorar a humanidade. Aqui, em diversas áreas, a gente pôde observar o avanço da tecnologia e como ela traz impacto positivo para todos. Na área da saúde, na educação, na segurança, a qual Israel é especialista. Mas, também, na área ambiental, cujo grande desafio o mundo tem daqui para frente, que é conseguir se desenvolver e crescer, mas respeitando a questão da sustentabilidade”, explicou Aliel.
Em relação ao meio-ambiente, durante a visita à IAI, os brasileiros foram apresentados a diversos tipos de satélites, de comunicação, observação, monitoramento e meteorológico. Segundo os técnicos da IAI, os satélites podem ser usados para monitorar grandes áreas, como a Região Amazônica, e para detecção de incêndios.
Outros usos possíveis são a medição da poluição nos oceanos, da qualidade da água em rios, e a localização de plantações ilegais de drogas. Por um acordo de cooperação com o governo brasileiro, a empresa já forneceu drones de observação à Polícia Federal.
“São inúmeros projetos, milhares de startups e a possibilidade do Brasil ter essa interação com Israel, conseguir fazer esses termos cooperativos e aprender com a inovação. Essa experiência que estamos tendo aqui nos ajudará muito nos debates no Congresso Nacional”, adiantou o deputado federal.