Prefeitura de Ponta Grossa promove ação educativa sobre IST´s | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Ponta Grossa promove ação educativa sobre IST´s

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na última sexta-feira (17), uma ação educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Profilaxia pré e pós exposição ao vírus HIV

Ação foi realizada no Parque Ambiental
Ação foi realizada no Parque Ambiental -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na última sexta-feira (17), uma ação educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Profilaxia pré e pós exposição ao vírus HIV. A atividade, coordenada por servidores do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) da Fundação Municipal de Saúde, faz parte do projeto ‘Sextou com um date? Sabadou com um crush!’, iniciativa que tem como objetivo ampliar as ações de prevenção e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Município oferecendo atendimento em contraturno para a população - das 19h às 22h - às sextas-feiras e/ou sábados. . 

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, durante a ação, realizada no Parque Ambiental, foram distribuídos 720 preservativos e 450 materiais informativos sobre PEP e PrEP. Também foram realizadas 120 abordagens para orientação. 

Diferenças entre Profilaxia Pré (PrEP) e Pós Exposição (PEP)

Profilaxia Pré-Exposição – PrEP

É um tratamento contínuo para prevenção do HIV destinado às pessoas com maior risco de exposição sexual sem o uso do preservativo, por exemplo, casais onde apenas um dos parceiros convive com o HIV,  profissionais do sexo ou usuários de drogas injetáveis, entre outros.

Profilaxia Pós-Exposição - PEP

Neste protocolo, os medicamentos são administrados após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus HIV, como, por exemplo, em casos de estupro,  rompimento ou não utilização da camisinha durante relação com alguém que convive com o HIV, usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.

No caso da PEP, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com limite de 72 horas, sendo necessária a sua continuidade por 28 dias e acompanhamento do paciente por uma equipe de saúde por 90 dias. 

Ambos os tratamentos são disponibilizados pelo Município no CTA/SAE e nas UPAS.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE