Polícia desmonta ocupação de terreno no Jardim Boreal
Leandro Dias, líder do movimento, foi preso na operação
Publicado: 18/02/2023, 14:50
A Equipe Choque da Polícia Militar foi acionada no início da tarde deste sábado (18) para desmontar uma ocupação instalada em um terreno na região do Jardim Boreal. A ocupação era coordenada pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Segundo informações captadas pela reportagem presente no local, os policiais prenderam o líder do movimento, Leandro Dias.
De acordo com publicação nas redes sociais, a FNL revelou que a ocupação começou na quinta-feira (16). “Mais de 70 famílias ocuparam um terreno abandonado há mais de 10 anos que pertencia à extinta PROLAR. (...) Na área, desde 2011 se planejava a construção do Jardim Boreal II, com a promessa de entrega em 24 meses, a qual por razões desconhecidas jamais foi cumprida. A fim de dar função social ao imóvel, nos 13 hectares ocupados poderá ser projetado o Cinturão Verde Ponta-grossense, para produzir alimentos baratos, em um local próximo a cidade, gerando emprego e renda aos trabalhadores”, diz a postagem. A ocupação teria sido batizada com o nome ‘Dandara dos Palmares’.
Ainda segundo a FNL, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa teria vendido imóvel por R$ 4 milhões de reais à uma construtora registrada em São Paulo, (criada três anos antes da venda), a MTO Engenharia e Construção LTDA. “(A empresa) jamais iniciou qualquer obra no local”, afirma o movimento.
GALERIA DE FOTOS
POLÍCIA PRENDEU ENVOLVIDOS
“Pessoas que se intitulam membros do FNL, liderados pelo senhor Leandro (Dias), o qual em outras ações já praticou inícios de invasões à propriedade, invadiram uma área particular. O proprietário da área fez um boletim de ocorrência para que fosse restituída sua posse. Foram acionadas as equipes para liberar a área novamente. Foi detido o líder do movimento, bem como outras pessoas que estavam envolvidas”, explicou o policial militar Major Moreira ao Portal aRede. Veja abaixo:
TENTATIVA DE NEGOCIAÇÃO
De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, os ocupantes tentaram negociar com os policiais antes de saírem do local. Nas filmagens, é possível ouvir uma pessoa gritando ‘está cheio de criança, faz uma renegociação. Major, está cheio de criança’. Assista ao vídeo abaixo: