Rei Momo será coroado nesta sexta-feira no Carnaval de PG | aRede
PUBLICIDADE

Rei Momo será coroado nesta sexta-feira no Carnaval de PG

Neste ano, a escolha se deu por aclamação, pela história de vida do carnavalesco

Até a quarta-feira de cinzas, Anderson Pedroso terá a responsabilidade de representar uma das figuras mais simbólicas do carnaval brasileiro
Até a quarta-feira de cinzas, Anderson Pedroso terá a responsabilidade de representar uma das figuras mais simbólicas do carnaval brasileiro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Será coroado nesta sexta-feira (17), na primeira noite do 'Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé', Anderson Pedroso como o Rei Momo das festividades. Neste ano, a escolha se deu por aclamação, pela história de vida do carnavalesco. “Anderson foi aclamado até como uma forma de homenageá-lo por toda a sua luta pela preservação e manutenção do Carnaval”, explica o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.

Até a quarta-feira de cinzas, Anderson Pedroso terá a responsabilidade de representar uma das figuras mais simbólicas do carnaval brasileiro. O Rei Momo é uma das personagens mais característicos do Carnaval, no Brasil. Ele abre, dessa forma, seu reinado da folia, que vai até a quarta-feira de cinzas. Segundo historiadores, a personagem tem origem na mitologia grega. Momo personificava a sátira o sarcasmo e o culto ao prazer. Ele era o rei do riso e até da malícia. 

A primeira aparição do Rei Momo no Brasil, segundo registros, aconteceu em 1910, através do palhaço Benjamin Oliveira, numa apresentação circense. Na década de 1930, no Rio de Janeiro, Momo começa a se tornar personagem sempre presente no Carnaval com o cronista Francisco Moraes Cardoso sendo coroado para isso. Ele desfilou até 1948, quando faleceu.

Ainda de acordo com registros, os primeiros concursos para a escolha do Rei Momo são da década de 1950, se tornando oficial em várias cidades. Hoje, a personagem não pode faltar nos carnavais, inclusive em Ponta Grossa.

O 'Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé' é uma promoção da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. Veja mais informações sobre a programação desta sexta-feira, clicando aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE