Pesquisador de PG escreve livro sobre veterano da Segunda Guerra | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisador de PG escreve livro sobre veterano da Segunda Guerra

O trabalho é fruto de entrevistas, pesquisas em arquivos oficiais no Exército e biografias

Justino com barba grande e fumando cigarro, em janeiro de 1945, quando o batalhão dele recebeu permissão para estar em Porreta Terme e tomar um banho de verdade, depois de semanas se limpando apenas com panos úmidos. O amigo dele é o Paulo Benites, conhecido de Ponta Porã que também servia no mesmo Regimento que o de Justino. O sobretudo ajudou Justino a se proteger do frio, que chegou a -20°C nos pontos mais altos do front
Justino com barba grande e fumando cigarro, em janeiro de 1945, quando o batalhão dele recebeu permissão para estar em Porreta Terme e tomar um banho de verdade, depois de semanas se limpando apenas com panos úmidos. O amigo dele é o Paulo Benites, conhecido de Ponta Porã que também servia no mesmo Regimento que o de Justino. O sobretudo ajudou Justino a se proteger do frio, que chegou a -20°C nos pontos mais altos do front -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A história de vida de Justino Pires de Arruda, 103 anos, morador de Ponta Porã/Mato Grosso do Sul e um dos últimos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira – FEB, ainda vivos naquele estado, se transformou em livro. A obra 'Soldado Justino: um sobrevivente da FEB' tem a assinatura do jornalista e historiador, Helton Costa, que mora em Ponta Grossa, onde coordena o curso de Jornalismo em uma universidade particular.

O trabalho é fruto de entrevistas, pesquisas em arquivos oficiais no Exército e biografias. O texto começa com Justino servindo no quartel em Ponta Porã, no antigo 11º Regimento de Cavalaria, que agora é o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada. Ele estava prestando serviço ativo, quando foi convocado para a guerra e, mesmo relutante, precisou aceitar o chamado. Foi incluído no primeiro escalão, como parte da 4ª Companhia/II Batalhão do 6º Regimento de Infantaria.

Justino participou de batalhas e foi ferido em combate, por conta de um estilhaço. Mesmo assim, sobreviveu e lutou até os últimos dias, quando toda uma Divisão alemã se rendeu aos brasileiros, em Fornovo di Taro.

Justino é natural de Amambai/MS, mas depois da guerra foi morar em Ponta Porã, cidade em que reside até hoje com a família. “A biografia do Justino é interessante do ponto de vista humano e militar, porque ele representa bem parte dos soldados que saíram do Brasil para enfrentar os exércitos de Hitler. Eram jovens simples que foram arrancados de suas famílias por quase um ano e vivenciaram uma experiência marcante em suas trajetórias”, explica Helton, que se tornou amigo do pracinha.

Como Justino ainda vive, ele mesmo ele mesmo revisou a obra, conferindo locais e pessoas que descreveu nas conversas com o Helton.

A obra pode ser adquirida pelo link: https://clubedeautores.com.br/livro/soldado-justino-um-sobrevivente-da-feb

GALERIA DE FOTOS

  • Justino Pires de Arruda aos 103 anos
    Justino Pires de Arruda aos 103 anos
  • Capa do livro sobre Justino
    Capa do livro sobre Justino
  • O autor, Helton Costa
    O autor, Helton Costa
  

Sobre o autor 

Helton é sul-mato-grossense, mas há dez anos escolheu o Paraná para morar. São oito anos só em Ponta Grossa. Ele é Doutor em Comunicação e Linguagens, mestre em Comunicação, especialista em Estudos da Linguagem, bacharel em Jornalismo e licenciado em História. Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2016). Autor de 'Confissões do Front: soldados do Mato Grosso do Sul na II Guerra Mundial', de 'Crônicas de sangue: jornalistas brasileiros na II Guerra Mundial', de 'Dias de Quartel e guerra: diário do Pracinha Mário Novelli', de 'Camarada pracinha, amigo partigiani: anotações brasileira sobre a resistência italiana na II Guerra Mundial' e de 'Soldado 4.600: vida e luta do pracinha Manoel Castro Siqueira'.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE