Mabel discursa pela primeira vez como líder da Bancada Feminina | aRede
PUBLICIDADE

Mabel discursa pela primeira vez como líder da Bancada Feminina

A deputada Mabel Canto utilizou a tribuna da Alep para discursar em defesa das mulheres e pedir a regulamentação de projetos de lei

Mabel Canto durante discurso na Alep
Mabel Canto durante discurso na Alep -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) discursou, nessa segunda-feira (13), pela primeira vez como líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A parlamentar de Ponta Grossa utilizou a tribuna para cobrar a regulamentação de leis que tratam da defesa da mulher que já foram aprovadas pelos deputados. Ainda no discurso, Mabel também relembrou o assassinato de Doraci Kanayama, supostamente morta pela própria filha na última semana, em Ponta Grossa. 

“Queria muito nessa primeira fala destacar alguma conquista, falar sobre direitos, mas infelizmente tenho que relatar mais um caso de feminicídio que aconteceu na última quinta-feira em Ponta Grossa, quando aconteceu o assassinato de Doraci Kanayama aos 58 anos. Ela foi vítima de uma violência terrível, praticada inclusive pela própria filha. Quero prestar aqui nossa solidariedade à família da Doraci, que era membro ativa da comunidade ponta-grossense”, disse Mabel. 

Na sequência, a deputada cobrou celeridade na regulamentação do Projeto de Lei n° 20.961/22, que visa a adoção de medidas contra a violência, o abuso e a importunação sexual. 

“O primeiro ato desta liderança, em conjunto com as outras deputadas, foi justamente enviar um requerimento à nova secretária da mulher para trazer algumas questões importantes. Principalmente porque estamos com o carnaval chegando e, infelizmente, sabemos que é uma época em que os casos de violência contra a mulher, de importunação sexual e de abuso acontecem”, lembrou a parlamentar. 

LEI DO ‘X’ VERMELHO

Durante o discurso, a deputada também cobrou a regulamentação do PL 20.595/2021, que ficou conhecida como ‘Lei do X vermelho’. A ideia da proposta é oferecer mais um mecanismo de denúncia de abuso e/ou violência para as mulheres. No caso, as vítimas utilizariam o batom (geralmente de cor vermelha) para alertar as pessoas sobre um possível abuso ou ataque. 

O objetivo é disseminar a informação para atendentes de farmácias, repartições públicas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas e shoppings

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE