Aliel debate novo modelo do pedágio com Ministro dos Transportes
A reunião aconteceu na última semana, em Brasília, e contou com membros da Frente Parlamentar do Pedágio e lideranças do governo
Publicado: 13/02/2023, 19:22
O deputado federal Aliel Machado (PV) se reuniu, na última semana, com o Ministro Renan Filho, do Ministério dos Transportes, em Brasília. O encontro teve como objetivo debater a questão do pedágio do Paraná. Além de Aliel, outras lideranças importantes como a deputada federal Gleisi Hoffmann e o deputado estadual Arilson Chiorato estiveram presentes na reunião.
“Foi uma reunião muito produtiva, que durou mais de duas horas. Mais uma vez, argumentos técnicos embasaram a reunião e avançamos na luta por mudanças na modelagem do pedágio ou até por um novo modelo econômico”, explicou Chiorato, que também é presidente do PT no estado do Paraná.
Segundo informações obtidas pelo Jornal da Manhã, Aliel Machado não pôde permanecer na reunião até o final, visto que tinha voo marcado para retornar a Ponta Grossa e o encontro atrasou para começar. Nas redes sociais, Aliel destaca constantemente a importância do debate do tema para que o estado não sofra com os mesmos problemas do passado no que diz respeito aos pedágios.
NOVO PROJETO
O novo projeto de concessão das rodovias do Paraná poderá ganhar novos contornos nos próximos dias ou até mesmo, ganhar nova modelagem. É o que garante o deputado estadual Arilson Chiorato.
Segundo o parlamentar, o coordenador do estudo sobre o pedágio proposto ao Paraná, Roberto Gregório da Silva, apresentou contraponto técnico, como os passivos de obras e indícios de duplicidade. “Por exemplo, apenas 51% das obras listadas no contrato original foram cumpridas. Permitir que o modelo atual siga em frente, como está proposto, significa dar continuidade a um modelo injusto, caro e ineficiente”.
MODELO DIFERENTE
Segundo Arilson, os membros do ITTI apresentaram a proposta de uma nova modelagem. “Essa proposta inicial tira o aporte, que é um inibidor de descontos, e apresentou a caução com título da dívida pública para diminuir a tarifa. O ministro ouviu, entendeu a proposta e abriu continuidade para negociação, inclusive, uma nova reunião técnica já está marcada”.
O novo encontro deve ocorrer ainda durante esta semana e contará com a presença dos técnicos do ITTI, técnicos da Alep e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A Frente Parlamentar confia em um acordo próximo.